Coronavírus

Médicos israelenses teriam descoberto dois medicamentos capazes de curar a Covid-19

O uso dos remédios durante o processo de pesquisa chegou a revelar taxas de eficácia contra a doença acima de 90%

14:53 | 05/02/2021

Veículos de imprensa de Israel anunciaram, nesta sexta-feira, 5, que pesquisadores do país descobriram dois medicamentos com grande potencial para a cura da Covid-19. De acordo com o portal de notícias israelense Ynetnews, o uso dos remédios durante o processo de pesquisa chegou a revelar taxas de eficácia contra a doença acima de 90%.

Uma das drogas é a EXO-CD24, proteína que está sendo desenvolvida para a cura de enfermidades como o câncer. Pesquisadores do hospital Ichilov, localizado em Tel Aviv, teriam informado nesta semana que obtiveram resultados positivos ao utilizarem o medicamento em pacientes com Covid-19 que se encontravam em estado moderado ou grave. 

Conforme reportagem, foram ministradas doses diárias do medicamento em 30 pacientes, durante cinco dias. Dos enfermos, 29 demostraram uma melhora significativa em apenas 44 horas após receberem a primeira aplicação e somente um teve o quadro de saúde melhorado apenas alguns dias depois.

| LEIA MAIS |

Ceará receberá 115 mil doses da Coronavac; dia e hora ainda serão confirmados

Cresce no Brasil venda de remédios sem eficácia comprovada contra Covid-19 e farmácias no CE garantem estoque

Devido a esse resultado, os médicos responsáveis pela pesquisa atribuem uma taxa de 95% de sucesso à droga no tratamento contra a patologia. Ainda segundo reportagem, pesquisadores afirmam que o medicamento é barato e solicitaram ao Ministério da Saúde do país que o ensaio se estendesse a mais pacientes que lutam contra o vírus.

O segundo medicamento é conhecido como Allocetra e foi aplicado durante pesquisas realizadas no hospital Hadassah Medical Center, localizado na cidade de Jerusalém. Um total de 21 pacientes em estado crítico por conta da Covid-19 participaram do processo de testagem e, desses, 19 se recuperaram da  doença em seis dias.