Eleições 2018

Desnorteado, PT repetiu erros e chegou a pedir voto em Zema

Pimentel e Dilma se esconderam durante a campanha, viveram polêmicas internas e terminaram atropelados nas urnas em 2018

Erro. Petista se isolou durante o governo e insistiu na estratégia durante a campanha à reeleição | Foto: Mariela Guimarães - 25.2.2016
PUBLICADO EM 09/10/18 - 03h00

De um governo complicado, inviabilizado e sitiado a uma campanha fracassada. A gestão de Fernando Pimentel (PT), empossado em janeiro de 2015, tem agora 112 dias para ajudar em uma transição ao candidato vencedor do segundo turno e entregar um Estado falido, com o funcionalismo recebendo salários atrasados, falta de repasses constitucionais aos municípios mineiros, pouca credibilidade junto ao mercado e tendo até mesmo que devolver bens a fornecedores que não receberam os pagamentos devidos. As dificuldades evidentes e já previstas causadas pela polêmica administração, na avaliação de petistas, atrapalharam a campanha, que precisou carregar um fardo, mas que também foi recheada de equívocos.

Na avaliação de lideranças do PT, o próprio governo de Pimentel foi o principal responsável pelo desastroso desempenho do petista nas urnas. “O governo errou muito ao longo destes quatro anos. Foi o conjunto da obra, isso impediu que ele crescesse nos votos”, aponta um correligionário do governador, que faz menção, ainda, à diferença de votos entre Pimentel e Haddad no Estado. “Você percebe que a administração dele atrapalhou quando compara os votos que ele teve (2,23 milhões) com os que o Haddad teve em Minas (3,03 milhões). A diferença foi de quase 1 milhão, sendo que ele ficou atrás do Anastasia por uns 500 mil”.

A campanha ao governo também viveu polêmicas internas. No fim de 2017 e até meados de fevereiro, Pimentel, desanimado com as repercussões de sua gestão, chegou a cogitar a disputa pelo Senado. A ideia foi combatida pela direção nacional do PT, que previa a importância de um palanque no Estado para a campanha ao Planalto. No início de setembro deste ano, o deputado federal e ex-secretário Odair Cunha (PT), um dos principais homens de confiança do governador, se distanciou da coordenação para se dedicar à própria campanha à reeleição – vitoriosa. Em seu lugar, entrou o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

“Nada iria conseguir conter essa onda que atingiu o país inteiro”, aponta Helvécio. Na avaliação do secretário, Pimentel não conseguiu herdar parte do eleitorado de Haddad no Estado por conta de problemas locais. “Talvez alguns servidores chateados com a situação”, diagnosticou.

Antes, a presença de Odair teria afastado pessoas que sempre estiveram com Pimentel. “O núcleo duro que acompanhava Pimentel, que antes era de 15 ou 14 pessoas, caiu para quatro”, aponta um interlocutor. Odair nega a situação. “Saí da coordenação na primeira semana de campanha. Como posso ter afastado ou atrapalhado alguém? Não faz sentido”, responde.

Outro erro apontado tanto na campanha quanto durante os quatro anos de governo foi o baixo número de posicionamentos espontâneos do governador. Em setembro, após Pimentel se defender incisivamente, em sabatina na rádio Super Notícia 91,7 FM, de acusações da operação Acrônimo, a avaliação da cúpula petista foi a de que ele deveria ter falado e aparecido mais.

Mesmo com o diagnóstico, a campanha deu de ombros. Poucas vezes o governador candidato à reeleição atendeu pedidos da imprensa. Na semana decisiva, Pimentel chegou a convocar entrevista e, 30 minutos depois, cancelá-la. Em um ato conjunto com Haddad, repercutido nacionalmente, o governador passou batido e não fez declarações.

O auge do desespero ficou evidente em 27 de setembro. Na ocasião, petistas ligados à campanha de Pimentel chegaram a comprar pacotes de envio de mensagens eletrônicas pelo celular pedindo votos ao empresário Romeu Zema (Novo). A intenção era inflar a terceira via para evitar que Antonio Anastasia (PSDB) vencesse a disputa no primeiro turno. No resultado final, Pimentel acabou sendo varrido por Zema e terminou em terceiro. O empresário conquistou 42,7% dos votos, contra 29% de Anastasia e 23% do petista.

Na avaliação interna, o PT subestimou a tendência pró-Zema e ignorou o chamado “voto útil” que já queria impedir a ida de Pimentel ao segundo turno. A estratégia também era uma resposta às propagandas de Anastasia em que os tucanos pediam que eleitores de Zema votassem no PSDB a fim de evitar um segundo turno contra o PT.

Em nota, a assessoria da campanha de Pimentel negou a estratégia e afirmou que, no último sábado, ajuizou representação na Justiça Eleitoral contra essas mensagens. “A única explicação plausível é que quem efetivamente adquiriu o pacote não tem interesse em prestar contas a respeito do custo de tal serviço e tenta imputar a responsabilidade a adversários”, conclui o texto.

Surpresa

A derrota de Dilma Rousseff (PT) ao Senado também causou estrago. A estratégia do PT nacional era priorizar Dilma para que a ex-presidente obtivesse uma votação histórica. No ponto de vista da narrativa, a ideia era colocar que as urnas provariam a injustiça com Dilma no impeachment, em 2016. Para isso o PT repassou mais de R$ 4,1 milhões do Fundo Eleitoral para a campanha de Dilma, que, mesmo assim, não decolou e terminou em quarto.

Sem um comitê fixo e com agendas eleitorais pouco programadas, a ex-presidente também se sabotou ao recusar entrevistas e a atender a imprensa mineira. Em certas ocasiões, respondeu com “tenha dó” a pedidos de fala de jornalistas. Com equipe distinta da de Pimentel, até a construção de agendas conjuntas era conflituosa. No fim, porém, os dois terminaram abraçados à tristeza da derrota.