Enfrentamento

Desinfecção de ruas em Betim ganha reforço com uso de caminhão

Veículo será usado para jogar solução com hipoclorito de sódio a 0,5% nas vias de todas as regiões da cidade

Publicado em 14 de maio de 2020 | 21:14

 
 
normal

Mais uma importante ação para reforçar o combate ao novo coronavírus teve início em Betim. Desde a noite dessa quinta-feira (14), um caminhão com canhão de névoa começou a ser usado para reforçar a desinfecção de ruas e espaços públicos na cidade. A medida já era realizada manualmente desde março e, agora, será intensificada com o uso do veículo.

A iniciativa é uma parceria da prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a empresa Suppress. Na parceria firmada, o Senai idealizou o projeto e articulou com parceiros a logística para a realização da medida preventiva, entrando também com equipamentos como reservatório de água, itens hidráulicos e combustíveis. 

A FCA disponibilizou o veículo e os geradores. Coube à Suppress a disponibilização dos canhões de aspersão que são usados para a aplicação do produto. A Prefeitura de Betim disponibilizará, além da equipe técnica para execução do trabalho,  a solução de hipoclorito de sódio, bem como definirá a rota e locais de aplicação na ação. 
Todos os dias serão cerca de 5.000 litros de hipoclorito de sódio na concentração de 0,5% para a realização do serviço.

“É um grande reforço que a cidade ganhou com esse veículo no combate ao coronavírus e um dos poucos municípios a conseguir realizar essa parceria. Antes, a gente já estava fazendo a desinfecção de espaços públicos manualmente, mas, agora, com o caminhão, vamos abranger mais áreas e contemplar todas as regiões da cidade”, explicou o diretor de Serviços Ambientais da Empresa de Construção, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos), Ronie Von Fonseca. 
De acordo com a prefeitura, o serviço manual utiliza cerca de mil litros da solução por dia. Com o caminhão, a quantidade diária aumenta cinco vezes. 

“O veículo passará nas vias no período noturno, quando há menos movimento nas ruas. Nosso objetivo é conseguir atingir o maior número possível de locais”, completou Fonseca. 

A ação teve início na Regional Alterosas e se espalhará pela cidade. 

Manual
Ainda em março, a prefeitura iniciou a desinfecção de ruas e espaços públicos na cidade. Balanço da Ecos mostra que, até o momento, já foram utilizados 40 mil litros de solução na cidade.