Internet
Publicidade

Por Isabela Cabral, para o TechTudo


Os chatbots são softwares que simulam a fala humana e são capazer de bater papo com usuários no Facebook e Telegram, por exemplo. Eles ganharam popularidade nos últimos anos e têm sido usados por várias empresas para atender clientes, dar informações sobre serviços, vender produtos, entregar conteúdo, entre outras funções. Essas ferramentas usam inteligência artificial e estão cada vez mais aperfeiçoadas. Ou seja, você não sabe, mas provavelmente já conversou com um robô.

O iFood Guru ajuda a pedir pizza, a Clara é uma mentora virtual de empreendedorismo e a Beta divulga informações sobre a luta pela igualdade de gênero. Em inglês, o Marriott International é um robô que faz reservas de hotéis, o MedWhat ajuda com diagnósticos médicos e o WTF is That? descreve os elementos da imagem a ser enviada.

Chatbots também operam dentro do Facebook Messenger — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo
Chatbots também operam dentro do Facebook Messenger — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Os chatbots operam por diversos canais como a web, aplicativos próprios e plataformas de troca de mensagens, por exemplo, o Facebook Messenger e o Telegram. A tecnologia funciona sem uma interface complexa, criada para que o usuário insira e receba dados específicos. Os chatbots precisam descobrir os desejos do usuário e como entregá-los. A linguagem humana, porém, é confusa e imprecisa. Entendê-la é a responsabilidadedo machine learning - ou aprendizado de máquina - e do processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês), a mesma técnica presente na base dos sistemas de reconhecimento de voz de assistentes virtuais como a Siri, da Apple, o Google Now e a Cortana, da Microsoft.

Machine Learning

Machine Learning é a prática de usar algoritmos para coletar dados, aprender com eles e tomar decisões a partir disso, com a automatização do processo de análise. No caso dos chatbots, o software é treinado para traduzir as informações dadas pelo usuário para um valor de saída desejado. Esses dados de entrada são analisados pelo bot, a fim de formar um contexto para identificar os elementos relevantes para reagir. A máquina pode descobrir sozinha novos padrões nos dados, extrair e salvar. Assim acontece o aprendizado.

O mecanismo NLP (Neuro-Linguistic Programming ou Programação Neuro-linguística, em tradução livre), que pode usar machine learning, é composto por múltiplas bibliotecas com capacidades diversas. A função é compreender e imitar os padrões da fala, com a simulação do tom humano, o que permite interações mais íntimas. Ao receber uma fala do usuário, o NLP identifica e extrai entidades, as partes mais importantes da informação. Para isso, são usadas tarefas de processamento de linguagem natural como a tokenização, o reconhecimento de entidade nomeada e a normalização.

A tokenização consiste em separar as palavras de uma frase, remover a pontuação, enquanto o reconhecimento de entidade nomeada busca por palavras em categorias predefinidas, como nomes e endereços. Já a biblioteca normalizadora consegue identificar erros de ortografia, abreviações e outras variações da escrita. Esse é o básico do NLP, mas se o objetivo for um chatbot mais complexo, serão necessários recursos adicionais capazes de entender a relação entre as palavras, estabelecer contexto e intenção.

iFood Guru é um exemplo de chatbot que ajuda a escolher uma pizza pelo Facebook Messenger — Foto: Reprodução/Facebook
iFood Guru é um exemplo de chatbot que ajuda a escolher uma pizza pelo Facebook Messenger — Foto: Reprodução/Facebook

Por exemplo, há uma biblioteca chamada etiquetagem de partes da fala, que diferencia em uma frase os pronomes, verbos, adjetivos etc. A análise de dependência, por sua vez, identifica expressões, sujeito e objeto. Tarefas mais exigentes do processamento de linguagem natural incluem a análise de sentimento, na qual o chatbot pode reconhecer o estado emocional ou a atitude do usuário, como quando ele fica frustrado com um atendimento.

Para responder o indivíduo, são desenvolvidos loops de feedback que atendam à comunicação necessária. Alguns chatbots, por exemplo, fazem perguntas como “Você quis dizer a, b ou c?”, restringem a dúvida a algumas opções e ajudam na compreensão das vontades do usuário e como atender a elas. Além disso, as escolhas feitas são guardadas e usadas para continuar o treinamento do bot e aumentar sua eficiência.

O futuro dos chatbots

Apesar das possibilidades, os chatbots ainda têm um longo caminho pela frente. O Facebook, que há anos investe no desenvolvimento dessa tecnologia, anunciou em janeiro estar com foco em melhorar as habilidades de conversação dos robôs. A empresa indicou em um relatório alguns pontos-chave a serem aperfeiçoados. Entre eles, a consistência da personalidade, pois, normalmente eles não conseguem se lembrar do histórico do diálogo, e a reação quando não conhecem a resposta, que costumam ser programadas e limitadas.

Muitos chatbots modernos são treinados com diálogos de filmes. Mesmo os melhores roteiros não são conversas reais e naturais, portanto, os resultados dessa prática são, por vezes, estranhos. Para resolver, os engenheiros do Facebook fizeram seus próprios bancos de dados para treinar a inteligência artificial das máquinas. O arquivo tem mais de 160 mil falas e cada um dos chatbots usados recebeu uma pequena biografia, na tentativa de criar personalidades consistentes.

Chatbot criado pelo Facebook e pela Unicef alertam adolescentes sobre segurança online — Foto: Reprodução/Bruno Soares
Chatbot criado pelo Facebook e pela Unicef alertam adolescentes sobre segurança online — Foto: Reprodução/Bruno Soares

A companhia de Mark Zuckerberg não é a única a apostar nos chatbots. Especialistas da área têm previsões otimistas para a tecnologia. Em declarações à Forbes, afirmam que 2018 será um ponto de virada. Segundo os CEOs e fundadores de startups de tecnologias consultados, as empresas vão começar a enxergar o potencial de conversas automatizadas em grande escala e a tendência é o crescimento dos bots de bate-papo como instrumentos de comunicação com clientes, não apenas para suporte, mas também vendas. Alguns falam também em monetização, integração com plataformas de terceiros e interações offline. Todos concordam que os chatbots não substituem humanos, mas têm potencial para inovação.

Mais recente Próxima Google Play Games agora permite testar jogos de graça sem baixar
Mais do TechTudo