A Arte no Período Paleolítico

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

A Arte no Período Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) é a arte produzida durante o primeiro período da pré-história, conhecido (junto ao Neolítico) de “Idade da Pedra”, ou seja, abrange desde o surgimento da humanidade, por volta de 4,4 milhões de anos, até de 8000 a.C.

Trata-se de um dos maiores períodos da história, sendo dividido em:

  • Paleolítico Inferior (2000000 a 40000 a.C.)
  • Paleolítico Superior (40000 a 10000 a.C.)

Características da arte no paleolítico

A arte no período paleolítico é considerada a arte mais antiga da humanidade, desenvolvida pelos povos pré-históricos durante o paleolítico superior.

Essas primeiras manifestações artísticas da humanidade foram localizadas por meio de escavações arqueológicas, realizadas a partir do século XX sobretudo na Ásia, África e Europa.

Arte rupestre, desenho de bisão na caverna de Altamira
Bisão desenhado na caverna de Altamira. Crédito: Museu de Altamira y D. Rodríguez

Em grande parte, a arte nesse período era produzida nas cavernas, local onde os nômades, caçadores e coletores, se protegiam das intempéries e dos animais selvagens.

No entanto, além das pinturas, eles também produziram objetos decorados e esculturas de formas humanas, sobretudo de formas femininas volumosas (supostamente indicando a fertilidade). Os materiais utilizados eram rochas, ossos ou madeira. Acredita-se que as formas femininas eram utilizadas em rituais associados à fertilidade e à sexualidade. Outros tipos de figuras abstratas foram encontradas, por exemplo, riscos e linhas emaranhadas.

Vênus de Willendorf mostrada em vários ângulos
Vênus de Willendorf. Foto: Bjørn Christian Tørrissen

A chamada Arte Rupestre era feita utilizando resíduos vegetais, sangue, carvão, argila, terra ou excrementos humanos, além de ser produzida com impressões nas pedras, seja de figuras (humanas e animais), relevos ou desenhos abstratos (riscos, símbolos, etc.). Era comum encontrar figuras humanas caçando os animais (bisontes, cervos, cavalos, etc.).

A arte no paleolítico está intimamente relacionada ao campo espiritual. Naquela época já se buscava explicações sobrenaturais para a vida na Terra. Segundo pesquisas, o artista era considerado um “ser superior”, que possuía poderes mágicos e fazia uma mediação entre a realidade e a arte divina.

Embora tenha havido a substituição do homem neandertal pelo homo sapiens no paleolítico superior, os humanos do paleolítico ainda não conseguiam distinguir muito bem a realidade do sonho, mesclando assim, a vida e a arte. Em resumo, a arte fazia parte da vida e possuía uma finalidade mágica.

A arte representava um "ritual de iniciação", ou seja, eram representadas cenas de caça nas paredes das cavernas. Acreditava-se que, de alguma maneira, aquilo se tornaria realidade e, portanto, permitiria a sobrevivência do grupo.

Da mesma maneira, as esculturas femininas podiam trazer a fertilidade, garantindo assim, a reprodução humana. A mais conhecida é a "Vênus de Willendorf", encontrada na Áustria.

Em resumo, a arte nesse período possuía um objetivo, finalidade ou propósito de interação do homem e da natureza. Assim, apresentava características realistas e naturalistas.

No entanto, é importante destacar que essa arte distingui-se do conceito que aceitamos hoje, pois não tinha um objetivo de contemplação e/ou adorno.

Assim, acredita-se que os povos do paleolítico não estavam preocupados com os valores estéticos dos objetos artísticos, e sim com a sua capacidade de atuação no mundo sobrenatural.

Na arte paleolítica já era possível encontrar algum tipo de técnica ou especialização. Entretanto, no período seguinte (Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida), foram observadas importantes transformações geológicas e sociais, dessa forma, a arte torna-se também mais abrangente, apresentando novos estilos.

Para ampliar seus conhecimentos, leia:

Quiz da História da Arte

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.