Topo

Batoré foi vereador por Mauá (SP) e pediu o fechamento do STF em 2019

O humorista Batoré também foi político e criticou o STF em vídeo que viralizou - Arquivo pessoal/Batoré
O humorista Batoré também foi político e criticou o STF em vídeo que viralizou Imagem: Arquivo pessoal/Batoré

De Splash, em São Paulo

10/01/2022 17h57Atualizada em 10/01/2022 18h28

O humorista Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, morreu hoje aos 61 anos em São Paulo. Mais conhecido pelo lado cômico, ele também participou da política e chegou a criticar o STF (Supremo Tribunal Federal), em vídeo que viralizou.

Batoré foi vereador de Mauá, na Grande São Paulo, por dois mandatos pelo PP. Em 2008, ele conseguiu quase 4.800 votos, sendo o terceiro vereador mais votado do município.

A reeleição aconteceu após quatro anos, mas não durou muito tempo — ele sofreu uma cassação da Justiça Eleitoral por infidelidade partidária.

STF

Já no final do ano passado, um vídeo do comediante gravado em 2019 pedindo o fechamento do STF viralizou. As imagens ganharam força após o caso envolvendo o cantor Sérgio Reis, alvo de uma operação da Polícia Federal por críticas ao Supremo.

No vídeo, Batoré diz querer que o presidente Jair Bolsonaro (PL) feche o STF, a Câmara dos Deputados e Senado Federal. Ele aparece pedindo que os militares ocupem essas cadeiras e diz que esse é o "desejo de todos os brasileiros."

Vocês deveriam ter consciência de que esse país não é de vocês. Se nós mudamos a presidência, é porque a gente viu que tinham muitos bandidos e que precisava de um militar. Mas, depois de tudo isso, nós temos a consciência de que militar não faltava só na cadeira do presidente, falta no STF, na Câmara dos Deputados e no Senado. O desejo de todos os brasileiros é que o presidente feche as portas dessas três casas, porque não tem trazido benefício nenhum para o nosso país. afirmou

Ele ainda comparou, na ocasião, o STF com o conhecido medicamento purgativo "lacto purga".

O STF fica só soltando bandido, parece 'lacto purga', toda merd* que está presa, solta. Vocês deveriam ter vergonha na cara, deveriam pensar como pais de família, como avós. disse na época

Carreira

O humorista Batoré - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Batoré
Imagem: Reprodução/Instagram

Batoré nasceu em Serra Talhada, cidade de Pernambuco, e se mudou para a região metropolitana de São Paulo na infância com os pais e sete irmãos.

Jogando futebol na adolescência, ele se destacou em times da cidade de Mauá, até receber uma oportunidade nas categorias de base do São Paulo, em meados da década de 1970.

Mas foi como ator e humorista que Batoré construiu uma carreira de sucesso.

Além de integrar o elenco do programa "A Praça é Nossa", do SBT", ele também atuou na novela "Velho Chico", exibida pela TV Globo em 2016.