Topo

Falha no WhatsApp? "Visto por último" some do app, e usuários reclamam

WhatsApp apresenta falha em todos os sistemas - Getty Images
WhatsApp apresenta falha em todos os sistemas Imagem: Getty Images

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

19/06/2020 14h45Atualizada em 19/06/2020 18h17

O WhatsApp tem apresentado o que parecem ser falhas no início da tarde desta sexta-feira (19) em diversos países do mundo. Usuários brasileiros e do exterior reclamam que o aplicativo está com diversos bugs, a maioria relacionada a exibições de privacidade no aplicativo.

Itens como "visto por último", status "online" e "digitando" não têm aparecido para usuários. Isso vale tanto para o WhatsApp Web quanto para celulares Android e IOS.

No final da tarde de sexta, a equipe do WhatsApp no Brasil deu uma resposta vaga a Tilt, dizendo apenas que foi "um problema pontual" e que, mesmo com o ocorrido, "o envio de mensagens não foi afetado". O comunicado não esclareceu os motivos da falha, mas a resposta dá indícios de que não é uma mudança programada.

Falha nas configurações de privacidade do WhatsApp - Reprodução - Reprodução
Falha nas configurações de privacidade do WhatsApp
Imagem: Reprodução

A reportagem testou o problema nos três sistemas —computador, Android e IOS— e ela foi notada em todos. No WhatsApp Web, chega a aparecer um "visto por último" desatualizado em alguns casos.

Nem tudo são erros: aos mais ansiosos de plantão, o check azul continua funcionando - ou seja, ainda dá para saber se alguém já leu sua mensagem.

O aplicativo ainda apresenta a falha quando o usuário tenta modificar as configurações de privacidade. Ao tentar alterar o "visto por último" para só contatos ou todos, por exemplo, a mudança fica com status "carregando" e, após algum tempo, retorna à configuração anterior.

Alguns sites como o WaBetaInfo, especializado em WhatsApp, apontam também que o usuário não deve desinstalar o app no momento porque outro problema é notado na hora de logar no aplicativo.

Nesta semana, o app anunciou recursos novos como o pagamento embutido no app, dentro do Brasil. Como a falha desta sexta é no mundo todo, como aponta o site Down Detector e as reclamações no Twitter, não está claro se a novidade está relacionada ao bug.

O problema no WhatsApp rapidamente entrou nos Trending Topics do Twitter nesta sexta-feira. Muitos usuários reclamaram por não saberem se estão sendo "ignorados ou não" - ou seja, pararam de poder dar aquela stalkeada básica nos contatinhos e a ansiedade bateu. Veja a reação abaixo: