FYI.

This story is over 5 years old.

Explorer Investigation

Intolerância LGBTI+ Neon Cunha

Saque um curta extra do segundo episódio de 'Explorer Investigation', o programa da National Geographic produzido pela VICE que documenta os problemas e conflitos sociais que mais afetam a América Latina.

O último curta do episódio Intolerância LGBTI+ entrevista a publicitária, diretora de arte e mulher transgênero Neon Cunha. Neon é um símbolo de luta na pauta sobre despatologização das identidades, afetividade de pessoas trans e a força e luta da comunidade.

Em 2016, ela conseguiu judicialmente o direito de mudar seu nome e gênero no registro civil. Porém, sem mudar de sexo, a designer deveria ser diagnosticada com o transtorno da disforia de gênero. Ela recusou ser diagnosticada dessa maneira pela medicina. Por essa questão, a Justiça pediu o direito a uma morte assistida caso seu pedido não fosse atendido.

Publicidade

Neon conta à reportagem pela Folha de S. Paulo que seu advogado estava em seu último processo e que a ação era o sonho dele. "Ele pode ser proibido de advogar. Mas vou levar adiante", destacou.

No curta produzido pela VICE para a National Geographic, a ativista explica o percebimento do seu gênero através do autoconhecimento. Além disso, explica em detalhes como anda o processo. "Hoje quando você retifica nome e gênero no Brasil, é por sua conta. Você paga para existir", acentua Neon.

Ela também destaca o fato de que o país é o que mais mata transexuais e travestis no mundo. E levanta o debate entre o acesso e capitalização dos corpos trans no país, onde "se mata com tanto prazer, como se fode". No documentário completo da série Explorer Investigation o repórter Wellington Amorim conta o caso da travesti Laura Vermont, brutalmente assassinada na Zona Leste de São Paulo.


Assista ao segundo episódio da série Explorer Investigation: "Intolerância LGBTI+"


Assista aos episódios completos e extras aqui.

Acompanhe a série nas plataformas digitais Nat Geo App e YouTube.

Novos episódios todas as segundas-feiras, às 22h30 no National Geographic.

Aguarde os próximos episódios e siga a Nat Geo no Facebook, Twitter e Instagram.

Siga a VICE Brasil no Facebook , Twitter , Instagram e YouTube .