null: nullpx
água-Mulher

Bebê precisa beber água? Médico esclarece

Publicado 30 Jun 2016 – 05:45 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

Por Dr. Roberto Cooper – Pediatra*

Do Bolsa de Bebê

Se o bebê mama exclusivamente no seio da sua mãe, a resposta é um não, retumbante e categórico. Nem mesmo no mais quente dos verões, um bebê que mama exclusivamente em sua mãe, precisará de água. Muito menos sucos, chás e outros líquidos. Isso vale até o momento em que o bebê for exclusivamente ao seio da sua mãe. Bebês de 5 meses que só mamam leite materno, não precisam de nenhum complemento de água.

Por outro lado, se o bebê é amamentado com fórmulas infantis , é recomendável que se dê um pouco (30 a 50 ml) de água, entre uma mamadeira e outra. Isso porque, por melhor que sejam as fórmulas lácteas infantis, estas sobrecarregam os rins dos bebês que precisam dessa água complementar para garantir seu bom funcionamento. Claro que o bebê não é obrigado a aceitar a água todas as vezes em que esta for oferecida nem que precise ser acordado de madrugada para tomar água.

O mesmo vale para o volume sugerido. Pode ser que um bebê aceite um pouco menos em um momento e um pouco mais em outro, sem o menor problema.

Para os bebês que recebem uma amamentação mista, isto é, leite materno e algum complemento, vai depender de quanto complemento o bebê toma. Se for pouco, como uma ou duas mamadeiras, não há necessidade de dar água. Agora, se for a cada mamada ao seio, algum complemento, então é razoável oferecer água nos intervalos.

*Dr. Roberto Cooper é médico formado pela UFRJ em 1976

Residente de Pediatria do Hospital da Lagoa- 1976/1977

Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria

Médico do Instituto Fernandes Figueira- FIOCRUZ

Consultor da OMS até 1985

Contatos: consultoriorcooper@globo.com

http://www.robertocooper.com

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse