Fronteiras Invisíveis do Futebol #32 – Japão Pt.1

 

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

Convidamos mais uma vez o amigo de origem okinawana Ubiratan Leal, comentarista de beisebol e futebol nos canais ESPN, para abrir os trabalhos do díptico sobre o Japão. Nesta primeira parte, nos dedicamos à ocupação do arquipélago, localizado no Oceano Pacífico, desde os primeiros vestígios arqueológicos até o período do Xogunato, passando pelos conflitos internos e a formação cultural do povo japonês. Ou povo Yamato?

Acompanhamos também a chegada e expulsão dos portugueses e o subsequente isolamento japonês, que só terminará no século XIX, quando as modalidades esportivas ocidentais são introduzidas nas ilhas. Entenda como o beisebol tornou-se o passatempo favorito dos japoneses e o futebol ganhou popularidade no final da década de 1980, através das diversas competições sediadas no país e a legião de jogadores e treinadores brasileiros, inclusive defendendo a seleção nacional.

Explicamos também a Restauração Meiji, consequência direta da Diplomacia da Canhoneira. Com a modernização do país pelo alto e a restauração do poder imperial, o Império Japonês torna-se a primeira potência mundial asiática, adotando uma política expansionista, até a Segunda Guerra Mundial.

Referências no programa

Perfil do diretor Akira Kurosawa no IMDb

Livro A History of Japan, de Kenneth G. Henshall

Anime Patrulha Estelar – Space Battleship Yamato

Música Hino japonês Kimi Ga Yo

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

10 Comentários

  • Existe um filme sensacional (e longo, dividido em duas parte) sobre a ocupação japonesa em Taiwan chamado Seediq Bale, que conta a história da Revolta Wushe comandada pelos nativos seediq taiwaneses contra militares e civis japoneses que ocupavam a área, liderados por Mona Rudao, durante o período fascista

  • Uma coincidência que transforma o programa numa baita efeméride pra minha família. Dia 28 próximo minha ba-chan completaria exatos 100 anos se estivesse viva.

    Da primeira geração de descendentes nascidos no Brasil, era natural de Birigui onde viveu até os 28 anos. Segundo a própria, a família teve que fugir da Shindo Renmei no pós-guerra (sendo que sequer tinham opinião ou ideologia sobre o desfecho do conflito) e fixou morada na então recém fundada Andradina, cidade natal de minha mãe e meus tios, Alborghetti, Ricardo Prado, Elói (único Bola de Prata do Brasileirão pela Inter de Limeira), Gil legislador e outros pernas de pau

  • bom dia! somente tive conhecimento deste maravilhoso podcast neste momento do futuro… onde tive acesso a uma garrafa encontrada no mar que continha este link e pude decifrar sua estranha linguagem.
    gostaria de contribuir com dois comentários que acredito não terem sido inseridos nos dois programas:
    – o fanatismo pelo nosso ídolo Airton Senna;
    – o titulo mundial de futebol feminino de 2011.

    atenciosamente

  • Pingback: Fronteiras Invisíveis do Futebol #35 – Japão Pt.2 | Xadrez Verbal

  • Apenas juntando duas coisas que foram mencionadas nesse podcast, fica a recomendação para o filme do Kurosawa “Anatomia do Medo” (“Ikimono no Kiroku”). Esse filme gira em torno de um idoso paranoico com armas nucleares em um Japão sendo reconstruído após as bombas de Hiroshima e Nagasaki.

  • Pingback: ULTRAPASSANDO AS PISTAS – Col_Mostarda AV

  • Pingback: Xadrez Verbal Podcast #341 – Motim do Grupo Wagner | Xadrez Verbal

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.