Jornalista elogia Ceni por auxiliar estrangeiro no São Paulo: "Antenado"

Carlos Eduardo Mansur leva ao Tricolor um conceito que é vanguarda no mundo ao escolher o inglês Michael Beale para a comissão técnica: "Mudança de paradigma"

SporTV.com, em Rio de Janeiro



Novo técnico do São Paulo, o ex-goleiro Rogério Ceni surpreendeu ao escolher o inglês Michael Beale, técnico da equipe sub-23 do Liverpool, para ser seu auxiliar no Tricolor. A novidade agradou o jornalista Carlos Eduardo Mansur, do jornal "O Globo", que usou o termo "vanguarda" ao falar sobre a iniciativa do ex-jogador, que estreia na função de treinador praticamente um ano depois de ter anunciado a aposentadoria dos gramados (assista ao vídeo).

- Essa talvez seja uma das maiores mudanças de paradigmas que o Rogério traz e que mostra que ele, embora técnico iniciante, vem antenado com o que se faz de mais vanguarda no mundo, que é substituir o conceito do treinador pelo de comissão técnica. É lógico que o treinador ainda é a grande figura, o líder de uma equipe, o que "dá a cara". Às vezes a gente pensa no técnico como motivador, gestor de gente, estrategista, preparador de jogo, preparador de treino...  não é muita coisa para uma pessoa só? (...) Você pode ter numa equipe técnica uma grande cabeça tática que eventualmente não funcionaria como treinador, mas que auxilia a cabeça principal. Isso é corriqueiro  - disse, no "Redação SporTV".

Beale (esquerda) assiste jogo ao lado de Rogério Ceni (Foto: Reprodução/Instagram)

O jornalista citou o treinador Jorge Sampaolli, com quem Rogério Ceni fez estágio no Sevilla, como um bom exemplo. 

- O Sampaoli, em dado momento da sua gestão à frente da seleção chilena (ele deixou a seleção no início do ano), entendeu que precisava de um jogo mais posicional, uma posse de bola mais longa, uma mudança de ritmo de jogo. E ele foi buscar Juan Manoel, que é espanhol e um dos mentores do Guardiola, tido como um dos grandes conhecedores táticos do jogo, e o levou para sua comissão técnica. Ele participou do último período do Sampaoli no Chile e está com ele no Sevilla. O Rogério (Ceni) traz algo que é vanguarda no mundo, algo que se pratica - afirmou. 

Beale, que tem nove livros publicados sobre futebol, trabalhou de 2003 a 2012 no Chelsea, onde foi técnico do sub-14 e responsável pelo desenvolvimento das categorias de base. Em setembro de 2012 assumiu, em função semelhante, as equipes sub-15 e sub-16 do Liverpool. Em agosto de 2014, foi promovido a técnico do sub-21 e, atualmente, estava no comando do sub-23. No Tricolor, será um dos auxiliares de Ceni - atual interino, Pintado está mantido na comissão. A expectativa é que Ceni seja apresentado oficialmente como treinador na próxima quinta-feira. 

+ Por que um inglês? Saiba o que Ceni espera de seu auxiliar no São Paulo