Lucy Ramos fala sobre beleza e idade

Em entrevista, talentosa atriz conta que admira quem não esconde os cabelos brancos

Por Camila Padilha


Lucy Ramos (Foto: Gustavo Arraes) — Foto: Vogue

Ela voa alto! Lucy Ramos se prepara para sua nova personagem, a arquiteta Leila, de A Força do Querer, próxima novela das 21h, da TV Globo. Na trama de Gloria Perez, ela viverá uma história de amor com o personagem Caio, interpretado por Rodrigo Lombardi.

Muito talentosa e dona de cachos deslumbrantes, a atriz dividiu com a Vogue seus segredos e cuidados para um corpo e cabelos perfeitos. Musa! Confira:

Como estão as preparações, expectativas e principalmente as gravações de A Força do Querer?

A preparação está a todo vapor. A Leila é arquiteta, gosto quando a personagem me possibilita ir a fundo em outra profissão. Veja, a Patrícia, de I Love Paraisópolis era psicóloga, uma personagem super sofisticada, com especialização no exterior, tive que estudar essa ciência para interpretá-la e aprendi muito com ela; agora posso mergulhar na Arquitetura e estou amando! Esse é um dos aspectos fascinantes da minha profissão, eu posso conhecer diferentes realidades através das personagens que vivo. Estou fazendo visitas em alguns museus para direcionar o meu olhar para artes plásticas e visuais enquanto estudo esse segmento. Junto com o roteiro aproveito para traçar o perfil físico dessa mulher e trabalhar características de uma profissional dessa área, uma mulher mais contemporânea, muito atual. Um mulher apaixonada pelo trabalho, e ao mesmo tempo leve, com o frescor e a serenidade de alguém que procura viver o dia de hoje. Viu, já estou apaixonada por ela!

Qual o melhor conselho de beleza que já recebeu?

Quase impossível fugir do cabelo quando o assunto é beleza, né? Como cuidar dos cachos não é uma tarefa fácil, todas as dicas e conselhos são bem vindos. Hoje cheguei em um ponto que sei bem o que funciona pra mim. Mas me lembro de uma dica boa que foi quando o Wilson Eliodório me ensinou a secar o cabelo com o difusor sem tirar o cumprimento - primeiro secar a raiz e só depois secar as pontas, assim você mantém o comprimento natural.

Lucy Ramos (Foto: Gustavo Arraes) — Foto: Vogue

Qual o maior elogio que você já recebeu? E a crítica que mais te marcou?

Adoro quando dizem que transmito algo bom, uma calma. Não foi apenas uma vez que escutei isso e de fato sou uma pessoa mais tranquila. Gostei muito de ouvir isso porque é assim que procuro levar a vida, com leveza e com energia positiva. Vivemos em uma era de muita ansiedade e estresse, não é difícil nos encontrarmos em situações ou ambientes pesados, estressantes, acho importante termos sempre algo bom para deixar, mesmo que seja um sorriso, muitas vezes apenas ele é capaz de mudar tudo. A crítica foi quando um amigo me disse que eu precisava parar de ser dura comigo mesma.

Você se renderia (ou já se rendeu) a procedimentos estéticos?

Defendo que se você está insatisfeita com algo e acha que vai ficar melhor fazendo um procedimento estético desde que não seja algo exagerado, eu não vejo problema nenhum. O importante é se sentir bem. Mas uma coisa eu tenho certo comigo, não vou lutar contra a idade. Acho lindo quem assume o cabelo branco com estilo, personalidade.

Lucy Ramos (Foto: Gustavo Arraes) — Foto: Vogue

Qual o segredo para manter o corpo sempre em dia?

O equilíbrio. Não passo vontade, mas não exagero, sei os alimentos que não me fazem bem. Procuro comer saudável o máximo possível. O legal de amadurecer é isso, voce já sabe o que funciona para voceê, o que dá certo para sua beleza, para seu corpo, você se conhece e isso é incrível. Com tanta informação sobre dietas e diferentes tipos de treinos, é importante você ter uma noção do que você quer e o que te faz bem. Atividade física é super importante, mesmo que não faça todos os dias, quatro, três ou até duas vezes na semana, eu preciso fazer e me sinto muito bem. Adoro quando consigo jogar vôlei, não é sempre e nem sou fera nesse esporte, mas ele me causa uma sensação muito boa, acho isso muito importante inclusive, encontrar algo que te dê prazer. Estou sempre procurando coisas novas que me motivem, me deem prazer, nesse momento estou adorando me aventurar no vôlei!

Você chega a fazer dieta (ou já fez) para conservar as curvas tipicamente brasileiras? Ou é "magra de ruim" (você está magérrima!)?

Faço dieta quando tenho um objetivo específico. Sempre fui magra, mas preciso cuidar, sou aquele tipo de magra que se descuidar cresce só a barriga e a bochecha. O meu maior segredo é a alimentação, por eu já ter feito muita dieta, hoje sei o que é bom pra mim ou não, então meus hábitos são mais saudáveis mesmo, já é rotina. Desde que aprendi o conceito de que "você é o que come", não como qualquer coisa; para eu sair da minha alimentação saudável e me 'jogar' numa besteira, tem que valer a pena.

Lucy Ramos (Foto: Gustavo Arraes) — Foto: Vogue

Vi no seu instargram que já deixou o cabelo completamente crespo (pelo menos para a foto). Como você prefere ele? Com os cachos definidos ou mais no estilo black power?

Hoje gosto dele natural porque após tantas fases, agora não preciso fazer muita coisa, apenas hidratar bem quando lavo e os cachos ficam definidos naturalmente. Fico muito feliz com esse momento que estamos vivendo com os nossos cabelos crespos, cacheados, definidos ou indefinidos, rs. Fiz questão de postar aquela foto, porque esse black indefinido já foi motivo de vergonha e de chacota, agora é lindo, estiloso. Sempre quis fazer um ensaio fotográfico com ele gigante assim! No dia que fiz essa foto, eu estava no salão para retocar a minha cor, e durante o procedimento o Didier Sé penteou ele seco, o que nunca faço no dia a dia, eu amei o resultado e fotografei!

O que não entra no seu guarda-roupa de jeito nenhum?

Sapatilha, não tem como eu gostar, já tentei usar, mas não tem jeito ela sempre fica encostada.

E o que não sai de jeito nenhum, mesmo com as estações passando?

Pantacourt, como eu gosto dessa calça! Posso usar com tênis, sandalha, salto e em diversas ocasiões.

Qual a maior loucura que já fez por moda?

Acho lindo e adoraria ter certas bolsas, mas não consigo fazer essas loucuras.

Qual sua rotina de cuidados com o cabelo?

Cheguei em um ponto que estou super íntima do meu cabelo, rs! Depois de ter passado por muitos procedimentos e muitas vezes (só assim para conseguir entender como ele funciona), agora ele está super natural, sem química. E está muito fácil de cuidar. Faço o corte em camada, porque assim ganho o volume que gosto com leveza, o que ajuda a cachear mais. Precisa de muita hidratação pelo cabelo crespo ser naturalmente mais seco. E uso os produtos da linha Cachos Poderosos da Garnier. É importante entender que existem vários tipos de cachos e cada um deles tem uma maneira certa de cuidar, é importante a cacheada conhecer seu tipo para aprender a cuidar dele.

Lucy Ramos (Foto: Gustavo Arraes) — Foto: Vogue


Se pudesse indicar apenas um cabeleireiro, um produto e um tratamento para manter os cachos sempre impecáveis, quais seriam?

Essa é uma pergunta muito difícil! Porque não existe só um tipo de cacho, então nem sempre o produto que serve para o meu tipo de cacho que é o 3C vai servir para o cacho 4C. O que posso dizer é que fico radiante com essa aceitação dos cachos não apenas por parte das próprias mulheres, mas do mundo de um modo geral; noto que os profissionais estão mais atentos e se especializando mais para entender como cuidar dos cabelos cacheados em seu natural, sem utilização de tanta química. Sou feliz por estar cercada de profissionais maravilhosos que sabem cuidar do meu tipo de cabelo sem agredi-lo; e o que falar de produtos? Vivemos um momento lindo com cada vez mais marcas produzindo produtos novos direcionados para nós.

Quais peças de roupa e acessórios não podem faltar no seu armário neste verão?

No verão gosto de estar o mais confortável possível. Vestidos e macacões são meus xodós! Gosto muito de brincos e correntes para incrementar.

Foto: Gustavo Arraes
Edição de moda e Styling: Sarah Schulz
Beleza: Giuliano Rezende