<
>

Santos é punido pela Conmebol no 'caso Sánchez', e empate vira derrota por 3 a 0 na Libertadores

O Santos foi punido pela Conmebol pela escalação irregular do meia Carlos Sánchez, em julgamento de mais de quatros horas na cidade de Luque, no Paraguai, na tarde desta segunda-feira. O resultado saiu na manhã de terça.

Assim, o empate sem gols contra o Independiente,em La Plata, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, foi convertido para uma derrota por 3 a 0.

Derrotado no Tribunal Disciplinar, o Santos pode recorrer no Tribunal de Apelações em até sete dias - contados a partir do dia seguinte em que o clube recebe a notificação da Conmebol. Não cabe efeito suspensivo neste recurso.

A decisão muda por completo o cenário para o confronto de volta, na terça-feira, às 19h30, no Pacaembu, em São Paulo. Se antes bastaria um triunfo por um gol de diferença, agora ficou mais complicado.

Para avançar para as quartas de final do torneio, o Santos terá de vencer o Independiente por quatro gols diferença. Vitória por três tentos de diferença levará a definição da vaga para os pênaltis.

Os argentinos podem empatar ou perder por até dois gols que ficam com a classificação.

A punição da Conmebol ocorreu porque o Santos escalou o meia Carlos Sánchez no jogo da última terça-feira de forma irregular (foi a estreia do jogador na competição). Na verdade, ele deveria ter cumprido um jogo de suspensão.

A pena datava de 2015, quando o uruguaio foi expulso de um jogo do River Plate por agredir um gandula na semifinal da Copa Sul-Americana contra o Huracán. O time platense foi eliminado do torneio e o meia ficou com três jogos de suspensão para cumprir. Em 2016, a pena caiu para um jogo após anistia dada pela Conmebol.

De 2015 até o jogo da última terça, Sánchez foi atuar no México e por isso a pena ficou pendente.

O Santos alegou em sua defesa que desconhecia a punição e que se precaveu antes do jogo, consultando o sistema Comet, no qual são cadastrados os jogadores inscritos em torneios da Conmebol.

Segundo a direção santista, não constava qualquer punição ou restrição à escalação do meia no Comet.

O Santos também citou a absolvição dada pela Conembol ao River Plate na última semana como exemplo. O clube platense escalou Bruno Zuculini em todos os jogos da atual edição da Copa Libertadores, apesar de o meia ter partidas de suspensão para cumprir por conta de uma expulsão em 2013 quando ainda jogava no Racing.

A Conmebol isentou a equipe de culpa, assumindo falha de comunicação, e não aplicou qualquer pena. Apenas exigiu que o meia fique fora dos dois próximos jogos do River Plate em qualquer torneio organizado por ela.

Santos e Independiente se enfrentam na terça-feira, às 19h30 (de Brasília), no Pacaembu.

O clube divulgou nota oficial sobre o caso no final da manhã:

O Santos FC vem a público manifestar o descontentamento e a resignação com a punição imposta ao Clube pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol na manhã desta terça-feira.

Não bastasse o estranhar da lenta decisão, a punição publicada não tem o menor embasamento legal ou jurídico. Além do que, pune duplamente o Santos FC, com a perda do jogo e a manutenção da suspensão do jogador Carlos Sánchez.

Por fim, em busca do direito do torcedor santista, o Clube declara publicamente que irá à todas instâncias cabíveis, afim de que a justiça sobre o caso seja feita.