Como trocar o HD do PlayStation 3 por um maior

O PlayStation 3 é um dos videogames que possuem a vantagem de troca de HD. Os usuários podem fazer o processo em casa de forma rápida e simples, sem a necessidade de levar o aparelho em uma assistência técnica. Todo o processo é feito com base no que o próprio sistema do PS3 informa e [...]

Por Felipe Vinha; Para O TechTudo


O PlayStation 3 é um dos videogames que possuem a vantagem de troca de HD. Os usuários podem fazer o processo em casa de forma rápida e simples, sem a necessidade de levar o aparelho em uma assistência técnica. Todo o processo é feito com base no que o próprio sistema do PS3 informa e o próprio console possui uma saída fácil para remoção do disco rígido. Veja como trocar o HD de seu console em poucos passos. Atenção: Este tutorial é voltado para o modelo Slim do PlayStation 3, que é o modelo atual do aparelho. Você também vai precisar de uma chave de fenda e uma chave philips.

PlayStation 3 Slim (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Passo 1: Primeiro, tenha em mente que você vai precisar de um HD de notebook, de 2,5 mm. É possível comprá-lo em qualquer loja de informática, mas tenha atenção ao tamanho máximo suportado pelo PlayStation 3, que atualmente é 1TB.

HD de Notebook Samsung de 500GB, qualquer marca pode ser usada (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Passo 2: Este passo é exclusivo para quem precisar realizar o backup dos dados anteriores. Se este não for o seu caso, pule para o passo 4. Para realizar o backup, é necessário ter um dispositivo secundário externo, como um HD externo com entrada USB ou um pendrive. Formate este dispositivo em seu computador no formato FAT32.

Passo 3: Ligue o HD externo ou o pendrive no PlayStation 3 e vá em Configuração do sistema. Depois escolha a opção Utilitário de backup. Nesta opção escolha Fazer backup. O aparelho pedirá para escolher o tipo de backup a ser feito. Escolha backup completo e espere o processo se completar (pode levar horas, dependendo da quantidade de conteúdo em seu antigo HD).

Passo 4: Agora vem a parte física. Retire o HD antigo de seu PlayStation 3. Para isso, localize, na parte frontal do seu PS3, uma placa como mostra na foto abaixo.

Parte frontal do PS3 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Passo 5: Embaixo desta placa há um pequeno compartimento coberto. Force de leve com uma chave de fenda comum e você verá um parafuso azul. Este parafuso é o responsável por segurar a tampa. Retire-o com uma chave philips.

Parafuso azul embaixo do videogame (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Passo 6: Após retirar, basta abrir a tampa frontal sem fazer muita força e puxar o HD para fora, também sem aplicar muita força para não danificar as conexões. Lembre-se também de retirar o próprio HD da bandeja que vem com ele para fora. Esta bandeja é do PlayStation 3, você deve retirá-la também com uma chave philips, removendo quatro parafusos.

Bandeja do HD (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Passo 7: Feita a retirada, posicione o novo HD na bandeja aparafuse nela e, feito isso, insira-o dentro do compartimento do PlayStation 3. Feche a tampa e lembre-se e colocar de volta o parafuso na parte de baixo do videogame.

Inserindo o novo HD (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Passo 8: Ligue novamente o PlayStation 3. Ele reconhecerá o HD e pedirá para formatá-lo. Aceite e espere. Feito isso, basta acessar novamente suas contas para ativá-las. Se você não fez backup de conteúdo anterior, o tutorial acaba aqui. Se você fez agora é preciso recuperar os dados, vá para o passo 9.

Passo 9: Agora basta restaurar o backup que você fez em um dispositivo externo (HD externo ou pendrive). Ligue novamente este dispositivo na entrada USB do PS3, vá em Configurações do sistema, escolha Utilitário de backup e, em seguida, a opção Restaurar. O sistema irá formatar novamente o HD que está dentro do PS3 (para prepará-lo para os novos dados) e irá então copiar tudo o que está no seu dispositivo externo. Pronto, agora você tem um HD maior no seu videogame e com todo o conteúdo que já tinha antes.

Mais recente Próxima Yahoo remove 10 aplicativos de dispositivos móveis

Leia mais