null: nullpx
casal-Mulher

Palavras tóxicas podem destruir o seu relacionamento: saiba quais são elas

Publicado 19 Set 2016 – 09:00 AM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

Você pode pôr tudo por água abaixo em seu relacionamento, segundo o psicólogo Jeffrey Bernstein, se usar as palavrinhas que têm o poder de destruir casais: verbos conjugados no futuro do pretérito. Ou seja, poderia, deveria, teria. De acordo com o especialista, o uso de verbos na condicional "cria uma energia tóxica" capaz de enfraquecer qualquer vínculo emocional.

Evite usar o discurso condicional

Bernstein explica que verbos no futuro do pretérito, condições que podem ou não acontecer, criam uma dinâmica de juízo de valor no casal que leva ao questionamento sobre a honestidade do outro. Cada "teria que" ou “poderia ter” pode induzir seu par a pensar que você está recriminando algo que passou tempo pensando, mas não tinha se atrevido a lhe dizer ainda.

As tais palavrinhas criam insegurança, vergonha e desconfiança. Tendem a envenenar a relação pela raiz. Para Bernstein, a solução é esfriar a cabeça para tentar fazer a mudança no jeito de usar seu verbo. Para cada “você deveria” ou “teria que”, você pode usar “por que não...?” ou “não seria melhor se…”.

Experimente mudar o jeito de falar e respire para pensar se a observação será realmente construtiva. Então, antes de soltar o próximo “é que você deveria ter feito”, dê uma caminhada até a geladeira, tome um copo de água e proponha a sugestão de outra forma.

Outras dicas de relacionamento

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse