Com dados do produto mais detalhados, Bosch registra aumento de 4% nas conversões

Bosch Power Tools é líder global em ferramentas elétricas e acessórios e uma subsidiária da Robert Bosch GmBH. A Robert Bosch GmBH atua em vários segmentos, incluindo aparelhos domésticos, peças automotivas e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Nos EUA, a Bosch Power Tools vende produtos principalmente por meio de canais de varejo.

Metas

  • Atrair mais compradores

  • Fornecer informações do produto corretas aos consumidores

Abordagem

  • Enviou informações oficiais do produto ao Manufacturer Center

Resultados

  • Aumentou a taxa de conversão em 4%

Para atrair mais compradores, a divisão de ferramentas elétricas da Bosch expandiu o foco para o universo on-line, usando o Google para encontrar novos clientes onde quer que eles estejam. Para isso, a Bosch criou anúncios compostos principalmente de texto, e os parceiros de varejo elaboraram anúncios do Shopping com muitos recursos visuais para levar os consumidores até os produtos. Mas mesmo ampliando a estratégia para passar a ter uma atuação on-line, a Bosch descobriu que nem sempre estava exibindo as informações certas aos novos clientes. “O Google tem sido ótimo para nos dar o alcance que precisamos para atrair novos compradores no exato momento em que eles pretendem fazer a compra”, afirmou Sonesh Shah, diretor de Marketing digital na Bosch Power Tools.

“Mas como temos muitos parceiros de varejo criando anúncios em nosso nome, cada cliente teve uma experiência diferente, e eles nem sempre encontravam nossos produtos no resultado da pesquisa do Google Shopping.”

Por exemplo, um usuário que pesquisou o termo “furadeira pequena” provavelmente não encontrará a furadeira sem escova Bosch PS42 12V, mesmo que essa seja a principal característica do produto.

Para garantir que os compradores possam encontrar exatamente o que estão procurando nas pesquisas, a Bosch se tornou uma das primeiras empresas a usar o Manufacturer Center, uma ferramenta gratuita que ajuda fabricantes a apresentar seus produtos com precisão para compradores no Google.com e em outros serviços do Google. Com o envio de dados do produto completos e precisos para o Manufacturer Center, as empresas aumentam as possibilidades de se destacar em meio a um mercado saturado e, consequentemente, de ver mais consumidores usando os produtos da marca. “O Manufacturer Center nos ajudou a destacar, de maneira consistente, os produtos mais relevantes para os consumidores”, afirmou Shah.

A descrição do produto fornecida pela Bosch destacava que a PS42 é uma ferramenta compacta e leve. Até mesmo os anúncios do Shopping que não exibem as descrições do produto podem aproveitar essas informações adicionais, já que ajudam o Google a exibir os anúncios mais relevantes para os usuários. Agora, quando os usuários pesquisam uma “furadeira pequena”, a probabilidade de encontrarem a PS42 é muito maior. Com o envio de dados mais precisos e detalhados, a Bosch registrou um aumento de 4% nas conversões dos produtos atualizados nos sites de varejistas que anunciavam produtos da Bosch no Google.

Uma das primeiras empresas a usar o Manufacturer Center e a influenciar os rumos da ferramenta, a Bosch pretende trabalhar em conjunto com o Google e o Manufacturer Center para definir quais outros recursos poderiam ajudar a empresa a ter sucesso on-line. “À medida que expandimos a variedade de produtos que vendemos, estamos animados em continuar usando o Manufacturer Center para exibir aos consumidores descrições e vantagens de maneira clara e consistente”, afirmou Shah.