Estudos de caso do Street View

Imagem de banner da Autori

Como a Autori revolucionou a manutenção rodoviária na Finlândia com imagens no Street View.

A qualidade do pavimento, a sinalização ultrapassada e as ruas sem iluminação são uma luta diária para motoristas e municípios de todo o mundo. Contudo, a Autori, uma empresa finlandesa de software que desenvolve soluções para manutenção de infraestrutura, encontrou uma maneira de coletar e analisar dados de ruas de forma mais eficiente com o Street View do Google Maps.

40.000 km

fotografou

8 milhões

imagens publicadas

50 milhões

visualizações

projetos de captura de

20

dados de vias

Melhorias na gestão da manutenção rodoviária na Finlândia

Fundada em 1988, a Autori fornece soluções de software como serviço (SaaS) às autoridades rodoviárias, empreiteiras e consultores terceirizados da Finlândia para gerenciamento das condições de rodovias, planejamento de ações e coordenação de manutenção. Monitorar as condições das estradas em todo o país é um processo demorado e caro, mas, onde outras empresas viam custos, a Autori viu uma oportunidade única. Usando as próprias imagens do Street View e a própria solução SaaS, a Autori criou uma ferramenta para melhorar a gestão de dados de infraestrutura de manutenção rodoviária e a tomada de decisões na Finlândia.

Necessidade de um processo rápido e compartilhamento de dados

Antes, as autoridades rodoviárias tinham que visitar fisicamente cada estrada para saber qual trabalho seria necessário. Isso significava dirigir milhares de quilômetros e fazer inúmeras paradas para registrar informações. Isso não só era ruim para o meio ambiente, como também era caro, exigia muitos recursos e consumia muito tempo. Assim, a necessidade de uma solução digitalizada e ambientalmente correta levou a Autori a estudar as possibilidades, e o Street View foi a primeira solução de vista de rua que veio à mente.

A manutenção das estradas requer o compartilhamento de uma enorme quantidade de dados com várias pessoas. O Street View tem todas as ferramentas necessárias para facilitar a troca de informações e está disponível a todos os usuários de smartphone, sem a necessidade de fazer login ou download de software. Embora o Street View já estivesse sendo usado para a manutenção rodoviária, o grande desafio era manter os dados atualizados. Vimos uma oportunidade de resolver esse problema integrando o Street View ao nosso software criado especialmente para isso.

Ari Immonen, diretor da divisão de Consultoria em Digitalização da Autori

História da Autori

Integração dos cenários físicos e on-line para garantir a segurança rodoviária

No início de 2017, a Autori começou a fotografar e fazer o upload de imagens em 360° de rodovias federais na Finlândia, usando a própria Conta do Google. Desde então, a empresa percorreu 40.000 km de vias e enviou 8 milhões de fotos, migrando o gerenciamento da manutenção rodoviária para o ambiente on-line. Ao integrar o Street View com as soluções SaaS, a Autori facilitou o acesso remoto pelas autoridades rodoviárias a informações atualizadas sobre as rodovias.

Graças às imagens que a Autori publicou no Street View, é possível criar e classificar alertas de sinalizações e marcações rodoviárias ausentes ou buracos na estrada para que as partes relevantes façam uma análise remota usando o painel da Autori. Ao oferecer uma solução personalizável, a empresa também permite aos empreiteiros monitorar e planejar os trabalhos de reparo necessários sem precisar se deslocar. Quando a manutenção é concluída, novas imagens em 360° da área são capturadas e enviadas pelos trabalhadores para manter os dados das estradas atualizados. Isso reduziu a necessidade de visitar locais físicos para inspeção, o que economiza tempo e dinheiro e diminui as emissões de gases do efeito estufa.

Revolução completa da segurança rodoviária

O Street View ajudou a Autori a melhorar o compartilhamento de informações e a consciência situacional das autoridades rodoviárias da Finlândia, o que, por sua vez, reduziu os custos e aumentou a eficiência. Reconhecendo o impacto positivo que isso teria para o mundo todo, a Autori está desenvolvendo um modelo padronizado de coleta e troca de dados sobre vias. A empresa também ajudou os habitantes locais a reduzir a pegada de carbono fotografando 1.000 km de ciclovias e trilhas para pedestres. Agora as pessoas podem ver dados atualizados e viajar curtas distâncias de forma mais ecológica. Além disso, a equipe da Autori voltará à estrada neste verão para mapear mais 15.000 km na Finlândia. Com isso, ela terá fotografado e publicado quase metade de todas as rodovias federais do país no Street View.

O sucesso da Autori é apenas um exemplo de como as empresas estão usando o Street View para resolver problemas complexos. Ele é muito mais do que apenas uma ferramenta de mapeamento por fotos e também pode proporcionar benefícios imensuráveis para sua empresa. Que tal escrever sua própria história de sucesso com o Street View?

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Imagem de banner do Taiti

Do hobby ao cenário mundial: como mapear a beleza da Polinésia Francesa trouxe benefícios imensuráveis para os moradores locais.

As praias de areia branca, as trilhas com elevações e depressões suaves e os Patrimônios Mundiais da UNESCO fazem da Polinésia Francesa um destino dos sonhos. Enquanto alguns se satisfazem em sonhar com esse lugar, Christophe Courcaud viu uma oportunidade única de trazer o paraíso para perto de casa e ajudar o turismo do Taiti a prosperar com o Street View.

1.800 km

fotografou

1.200.000

imagens

em vídeos com resolução de

8K

Mais de 8

ilhas

18

hotéis publicados

Mais de 450

fichas de empresa
criadas

Combinação de trabalho e lazer

Impulsionado por seu amor pelo Street View e pelas belas ilhas da Polinésia Francesa, Christophe fundou a Tahiti 360 em 2019. A empresa é especializada em fotografar e fazer o upload no Street View de imagens em 360º de paisagens da Polinésia Francesa, incluindo trilhas e praias. Embora o foco principal dele seja capturar e mostrar a beleza da ilha, Christophe também ajuda as empresas locais a ganhar mais visibilidade com Tours virtuais imersivos do Street View para ambientes internos.

Mapeamento da Polinésia Francesa

Em uma época em que quase tudo é digitalizado, fica difícil acreditar que, até Christophe e a Tahiti 360 chegarem à ilha, só havia vistas por satélite da Polinésia Francesa. Para complicar ainda mais, as ruas em ilhas como Bora Bora e Taiti não tinham nomes, o que tornava a circulação de moradores e turistas pelo local algo desafiador. Mais importante ainda, isso dificultava o trabalho dos serviços de emergência, como bombeiros, socorristas e policiais.

Sempre acreditei que o Street View pudesse trazer grandes benefícios para as comunidades locais. Poder se imaginar naquele lugar e conhecer as redondezas mesmo sem sair de casa sempre me fascinou. Tudo isso me pareceu ainda mais útil na Polinésia Francesa, porque circular por lá era extremamente difícil.

Christophe Courcaud, fundador da Tahiti 360.

História do Taiti

Ao perceber os benefícios que o Street View proporcionaria à ilha, as autoridades locais fizeram uma parceria com a Tahiti 360 para mapear e nomear todas as vias do Taiti, Moorea, Bora Bora, Raiatea, Maupiti, Huahine, Fakarava e Rangiroa. Christophe utilizou veículos off-road, carrinhos de golfe, bicicletas elétricas, jet skis e até cavalos para percorrer 1.800 km da Polinésia Francesa. Graças em parte à ajuda de Christophe e aos dados geográficos locais compartilhados pelas autoridades, agora é possível receber atualizações do trânsito ao vivo, sugestões de trajetos mais rápidos e rotas até empresas locais do Taiti no Google Maps. Isso é especialmente útil para os serviços de emergência, que agora podem trabalhar em toda a ilha de forma mais eficiente. Além disso, as imagens da Tahiti 360 disponibilizadas no Street View também ajudaram a simplificar o planejamento urbano e a manutenção de edifícios e vias.

Acesso ao Patrimônio Mundial da UNESCO

O tour mais imersivo da Tahiti 360 é o de Taputapuatea, na ilha de Raiatea. O Patrimônio Mundial da UNESCO traz mais de 300.000 visitantes para a Polinésia Francesa todos os anos. Mas, ao capturar a beleza do local em 360°, Christophe possibilitou a milhões de pessoas conhecer Taputapuatea virtualmente. O trabalho publicado por Christophe no Street View trouxe uma das maravilhas do mundo para nossas telas, permitindo que todos nós a visitemos.

Mapear uma ilha inteira não é um trabalho fácil, mas Christophe estava preparado para o desafio. Para conseguir capturar em 360° todas as maravilhas de Bora Bora, ele percorreu a ilha de carro, de barco e a pé. Christophe cobriu a ilha inteira em apenas sete dias e disponibilizou as imagens no Street View para que todos pudessem conhecê-la.

Além de Bora Bora, Christophe também fotografou todas as ruas de Papeete, a capital do Taiti, bem como a cidade de Pirae. O trabalho duro foi recompensado quando as imagens das duas cidades ficaram disponíveis no Street View.

As empresas locais também tiveram a chance de brilhar no Street View. Grandes grupos hoteleiros, como Intercontinental, Manava e Hilton, e hotéis que oferecem café da manhã (B&B) gostaram da ideia de mostrar as instalações para o mundo.

Adicionando mais lugares à lista de desejos

A Tahiti 360 planeja mapear todas as ilhas da Polinésia Francesa até o fim do ano, incluindo as Ilhas Marquesas, Gambiers, Austrais, Maupiti e Tahaa. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito na Polinésia Francesa, Christophe já está pensando na próxima aventura. Ele já fechou uma parceria com as autoridades locais francesas na sua cidade natal para cobrir 400 km de ciclovias, os jardins flutuantes de Amiens e um trem turístico do Departamento de Turismo de Somme. Christophe também mapeará Teahupoo, que sediará as competições de surf dos Jogos Olímpicos de 2024. Enquanto isso, ele planeja adicionar ao Street View imagens das Ilhas Wallis e Futuna e da Nova Caledônia para ajudar a melhorar a vida dos habitantes locais e incentivar mais pessoas a conhecer esses paraísos.

O Street View é uma plataforma colaborativa que ajuda as comunidades a prosperar e as empresas a crescer, além de levar as maravilhas do mundo para a casa das pessoas com imagens imersivas no Google Maps. O melhor de tudo é que os colaboradores podem acompanhar o resultado do próprio trabalho no Street View. Basta dar o primeiro passo para contribuir.

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