A um mês do encerramento das urnas nos 27 Estados-Membros da UE, estamos a partilhar uma visão geral dos nossos esforços para ajudar as pessoas dentro e fora da Europa a encontrar notícias e informações eleitorais úteis e confiáveis. Quer seja a pesquisar o local onde votar, a compreender as posições dos candidatos ou a aprender sobre as questões que moldam o debate, as nossas equipas dedicadas estão a trabalhar arduamente para implementar, de forma correcta, as políticas e os sistemas Eis o que estamos a fazer para garantir que o conteúdo eleitoral de alta qualidade prospera no YouTube.
Ajudar os eleitores a encontrar conteúdo confiável
Para as Eleições do Parlamento Europeu de 2024, seguem-se algumas funcionalidades que irão surgir à medida que ligamos os eleitores à informação e ao contexto de que necessitam para se manterem informados:
Tudo isto baseia-se nas nossas funcionalidades atuais que destacam as informações provenientes de fontes confiáveis, tais como meios de comunicação social, nos resultados de pesquisa, na página inicial e no painel "A seguir".
Lidar com conteúdo prejudicial
As nossas políticas determinam o que não é permitido no YouTube e aplicam-se a todo o conteúdo - independentemente do idioma ou do ponto de vista político. Temos políticas rigorosas contra o discurso de incitamento ao ódio, contra o assédio e ciberbullying, contra o incitamento a conteúdo violento e contra certos tipos de desinformação eleitoral. Por exemplo, removemos conteúdos que induzam em erro os eleitores sobre como votar ou que incentivem a interferência no processo democrático.
A nossa equipa global de revisores, com recurso a uma combinação com a tecnologia de aprendizagem de máquina, aplica estas políticas em grande escala, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O nosso Intelligence Desk também tem trabalhado ao longo dos meses para estar à frente das questões e tendências emergentes que poderão afetar as eleições da UE, tanto dentro como fora do YouTube. Isto ajuda as nossas equipas de aplicação das políticas a abordar estas potenciais tendências antes que se tornem problemas mais graves.
Em 2023, removemos mais de 35.000 vídeos que foram carregados a partir da União Europeia por violarem as nossas políticas de desinformação.
Para além de remover conteúdo que viole as nossas políticas, também acompanhamos a percentagem de visualizações do conteúdo que viola políticas no YouTube antes do mesmo ser removido. No quarto trimestre de 2023, este conteúdo representou 0,11% - 0,12% das visualizações na nossa plataforma, o que significa que em cada 10.000 visualizações no YouTube, entre 11 e 12 eram conteúdos que violavam as nossas Regras da Comunidade. Vamos continuar a investir neste trabalho, em que a IA ajuda a aumentar ainda mais a velocidade e a precisão dos nossos sistemas de moderação de conteúdo.
Reforçar a transparência no que diz respeito ao conteúdo gerado por IA
Esta é uma área crítica na qual temos vindo a investir há algum tempo. Todo o conteúdo carregado no YouTube está sujeito às nossas Regras da Comunidade, independentemente de como é gerado. Também temos políticas de longa data que proíbem conteúdo tecnicamente manipulado que induza em erro os espectadores e que constitua um risco sério de danos graves. E exigimos que os anunciantes divulguem quando os seus anúncios eleitorais incluem materiais alterados ou gerados digitalmente.
Combater as campanhas de desinformação
Operações de influência coordenadas não são permitidas no YouTube, independentemente dos pontos de vista políticos que apoiam. Trabalhamos em estreita colaboração com o Grupo de Análise de Ameaças (TAG) da Google para identificar estes tipos de campanhas no YouTube e encerrar os seus canais. Isto pode incluir tentativas de interferência nas eleições. Por exemplo, tal como a TAG partilhou, antes das recentes eleições portuguesas, encerrámos 7 canais do YouTube ligados a indivíduos na Argentina no âmbito das nossas investigações em curso sobre as campanhas de desinformação. Através do TAG, também partilhámos informações sobre as ameaças com autoridades policiais, tais como a EUROPOL.
Promover competências em literacia mediática
Para ajudar os espectadores a avaliar o conteúdo que veem e que partilham, lançámos, em 2022, a campanha de literacia mediática HitPause. A série de vídeos, que está disponível em todas as línguas oficiais da UE, disponibiliza dicas sobre como identificar diferentes táticas de manipulação — desde o uso de linguagem emocional até a compreensão do potencial do impacto do que cada um de nós partilha com as outras pessoas online.
Vamos continuar a trabalhar em conjunto com os governos, com a indústria e ONGs em toda a União Europeia e não só nestes esforços, e não apenas em períodos eleitorais. À medida que entramos no último mês da campanha de 2024, equipas dedicadas do YouTube e da Google irão continuar a aperfeiçoar e a melhorar estes esforços, tendo sempre em mente o nosso objetivo principal: ligar as pessoas a conteúdo de alta qualidade e a proteger a nossa plataforma.
Publicado por The YouTube Team
Chegou o Google Pixel 8a! Alimentado pelo nosso mais recente chip Google Tensor G3, está equipado com muitas das funcionalidades de IA imprescindíveis do Pixel 8 e do Pixel 8 Pro, tais como o Melhor Take, Borracha Mágica de Áudio e muito mais. Projetado para capturar fotos incríveis, economizar tempo e manter o utilizador e seus entes queridos seguros, o Pixel 8a oferece um valor imbatível a partir de €559.
Cores divertidas e um design moderno
O design refinado da nossa Série A adapta-se ainda melhor às suas mãos ostentando cantos arredondados, uma traseira fosca e uma estrutura em alumínio polido. O seu design resistente pode resistir a quedas, água e poeiras, tornando o Pixel 8a no telefone da série A mais resistente até hoje. Além disso, o novo ecrã Actua é 40% mais brilhante que o ecrã do Pixel 7a, e uma taxa de atualização mais rápida de 120 Hz torna o scrolling mais suave.
Existem duas novas cores na série A: Aloe (cor de edição limitada!) e Azul Baía. O utilizador também pode escolher uma das nossas opções de cores neutras: Obsidiana ou Porcelana. E pela primeira vez, existe a opção de maior capacidade de armazenamento de 256 GB, oferecendo mais espaço para o seu conteúdo favorito.
Fotografia incrível de uma forma simples
Classificada como a melhor câmara fotográfica em smartphones da sua categoria, o Pixel 8a apresenta uma câmara dupla poderosa com uma lente principal de 64 megapixels e uma lente ultra grande angular de 13 megapixels. O Pixel 8a também vem equipado com uma câmara frontal de 13 megapixels, com um amplo campo de visão para caber ainda mais nas suas fotos.
Graças ao Google Tensor G3, o Pixel 8a está equipado com ferramentas de IA para possibilitar tirar o máximo partido das suas fotos e vídeos:
A IA da Google torna ainda mais fácil realizar tarefas
O Pixel 8a foi projetado para ajudar o utilizador a realizar as tarefas do seu dia a dia com mais facilidade. Equipado com funcionalidades que ajudam a poupar tempo, o utilizador pode passar mais tempo a fazer as coisas que são mais importantes para si.
A funcionalidade Circundar para Pesquisar também está presente no Pixel 8a, para que o utilizador não precise mais de andar a trocar de aplicação para encontrar a informação que procura – poupando assim o seu tempo. Basta usar o dedo para desenhar um círculo, rabiscar ou tocar numa imagem, texto ou vídeo para pesquisar por aquilo que está a ver. E as funcionalidades do Assistente de Chamadas no Pixel com tecnologia de IA – tais como o Filtro de Chamadas, a Direct My Call, Colocar em Espera e as Chamadas Nítidas - também estão incluídas no Pixel 8a.
Pretende planear uma viagem? O Maps ajuda-o a descobrir verdadeiros tesouros escondidos e a criar o itinerário perfeito. Mergulhe no seu futuro destino com a deslumbrante Vista Imersiva – explore virtualmente antes mesmo de estar no local! E assim que chegar, o Lens será a sua janela para o mundo. Tire uma foto de um monumento histórico para desvendar os seus segredos ou traduza o menu do restaurante num ápice.
Enquanto isso, o widget Resumo do Google Pixel irá mantê-lo no caminho certo, colocando as informações essenciais diretamente no ecrã de bloqueio. Pode encontrar informações e atualizações, como tarefas, informações meteorológicas e eventos futuros sem desbloquear o telefone.
O Pixel 8a irá ter também Audio Emojis, tornando as suas chamadas mais expressivas e envolventes. Com os Audio Emojis, basta tocar num emoji para desencadear uma reação de áudio e um efeito visual. Experimente usar um emoji de palmas para aplaudir um trabalho bem executado ou o emoji de rir depois de contar sua melhor piada.
O Próximo Nível da Segurança
A segurança e proteção são sempre uma prioridade máxima. Semelhante ao Pixel 8 e 8 Pro, este telefone é construído com o mais recente chip Google Tensor G3, tornando-o o telefone Pixel da série A mais rápido e seguro até ao momento. O Pixel 8a funciona com o chip de segurança certificado Titan M2 para proteção adicional, tornando-o ainda mais resiliente contra ameaças.
E o Pixel 8a estará seguro e protegido graças aos sete anos de suporte de software, incluindo as atualizações de segurança e as atualizações do Android. Além disso, o utilizador vai poder beneficiar de todas as novas funcionalidades e melhorias nos próximos Features Drops.
Tenha acesso ao Pixel 8a e aos outros dispositivos Pixel, a partir de hoje
O Pixel 8a está disponível a partir de €559 com o período de pré-encomendas a iniciar-se hoje. Compre um Pixel 8a (mediante disponibilidade) entre o dia 7 de maio (17h) e 3 de junho de 2024 (23h59) num retalhista oficial e na troca de um telefone qualificado receba mais €150 além do valor negociado do seu telefone.
Além disso, se comprar, entre 7 e 14 de maio, um Pixel 8a na Vodafone recebe de oferta uma capa para o telefone. Na Worten, por sua vez, terá um desconto de 50% na compra dos Pixel Buds A.
Publicado por Soniya Jobanputra, Director, Product Management
Estamos a expandir as funcionalidades chave do Gemini a mais idiomas e países. Com esta atualização, as pessoas em todo o mundo podem aproveitar o poder do Gemini para potenciar a sua produtividade e criatividade.
Aceda ao Gemini em mais locais
Estamos a expandir as Extensões a todos os idiomas e países com suporte ao Gemini. Com as Extensões, o Gemini pode poupar-lhe tempo ao encontrar informação relevante nas aplicações e serviços Google. Por exemplo, se estiver a planear com amigos uma viagem peça ao Gemini para encontrar, a partir do Gmail, datas que funcionem para todos, que procure informações de voos e hotéis com base nessas datas e locais, que encontre vídeos no YouTube sobre o que levar na mala e resumir a lista de coisas a levar mencionadas naquele vídeo - tudo numa conversa. O utilizador está sempre no controlo das suas definições de privacidade quando decide como deseja usar estas Extensões e pode desativá-las a qualquer momento.
Também estamos a apresentar uma nova maneira de aceder ao Gemini no Chrome, no desktop. Basta digitar @gemini seguido do comando (prompt) na barra de endereço do Chrome e gemini.google.com será iniciado com uma resposta ao comando e pronto para ser usado.
Continuamos empenhados em tornar o Gemini disponível para o maior número de pessoas possível. Ao expandir o nosso suporte a idiomas e chegar a novos países, garantimos que mais pessoas podem potenciar as suas ideias com o Gemini. Experimente as funcionalidades mais recentes em: https://gemini.google.com/app
Publicado por Jules Walter Group Product Manager, Gemini Experiences
A Google Cloud atingiu um marco significativo que abre novas possibilidades para o alojamento seguro de dados e implementação de aplicações em Portugal. A Google Cloud recebeu a certificação do Gabinete Nacional de Segurança (GNS) para processar informação classificada com a marca Nacional no grau RESERVADO. Uma qualificação necessária que precede a autorização para processar informação classificada pela plataforma Google Cloud.
Para obter esta certificação, a Google Cloud passou por uma avaliação realizada por um auditor independente, ADYTA Lda., uma spin-off da Universidade do Porto, em estreita colaboração com o GNS que é responsável pela proteção e salvaguarda da informação classificada nacional em Portugal. Esta conquista mostra que a Google Cloud é considerada pelas autoridades portuguesas como um fornecedor de serviços cloud de confiança que oferece uma tecnologia que cumpre os mais elevados padrões nacionais em termos de segurança, privacidade e conformidade para o tratamento de informação classificada com a marca Nacional no grau de RESERVADO. Como um provedor de serviços de nuvem (CSP) público, a Google Cloud possui um rigoroso sistema de gestão de riscos de tecnologia de informação e comunicação (TIC) em toda a organização e tem orgulho de oferecer uma das ofertas de nuvem mais confiáveis do setor.
A Google Cloud projetou e implementou uma abordagem de nuvem pública que oferece maior robustez, escalabilidade e economia em comparação com as instalações locais, incluindo camadas de segurança adicionais e maior compromisso em termos de segurança e proteção de dados, como:
A Google Cloud atende às expectativas dos clientes portugueses que precisam de estar em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo GNS.
O Almirante António Gameiro Marques, Diretor-Geral do GNS, realçou: “É com satisfação que atribuímos à Google, pela primeira vez, esta certificação de segurança. Após a realização de diversas ações e testes aos serviços que integram a plataforma de Cloud, concluímos, com sucesso, a avaliação do cumprimento de todos os requisitos de conformidade e segurança necessários neste processo de certificação. Adicionalmente, foi ainda desenvolvido um pequeno anexo sobre aspectos fundamentais da utilização de serviços cloud, como sejam a segregação, a governação, a classificação e a encriptação dos dados.”
Esta certificação não é apenas o reconhecimento dos esforços, meios e atenção dedicados à segurança que as nossas equipas do Google Cloud têm demonstrado, é também a confirmação para as autoridades e para os nossos clientes aqui em Portugal que entendemos as suas preocupações em termos de segurança, privacidade e também conformidade com os requisitos mais rigorosos.
Publicado por Sofia Marta, Country Lead da Google Cloud em Portugal
A adoção de veículos elétricos está a aumentar, o que significa que mais pessoas estão à procura de formas de carregar os seus carros – quer estejam em viagem ou a planear uma viagem. Para ajudar os donos de veículos elétricos a aceder a informações mais úteis sobre os pontos de carregamento, estamos a lançar novas funcionalidades para o Google Maps e para a Pesquisa Google. Com estas atualizações, é possível encontrar facilmente informações específicas sobre a localização dos carregadores de veículos elétricos, planear paragens para o carregamento durante viagens mais longas e muito mais.
Encontre fácil e rapidamente a localização dos postos de carregamento
Navegar até os postos de carregamento e encontrar exatamente onde estão localizados – como por exemplo em parques de estacionamento com vários pisos - pode ser complicado. Nos próximos meses, vamos começar a mostrar resumos baseados em IA no Google Maps que descrevem a localização específica de um posto de carregamento com base nas informações úteis das avaliações dos utilizadores para que possa saber exatamente para onde ir. Por exemplo, quando estiver a dirigir-se para um posto de carregamento, poderá ver uma descrição detalhada, como “Entre no estacionamento subterrâneo e siga as placas em direção à saída. Pouco antes de sair, vire à direita”.
Esta informação é possível graças aos milhões de comentários publicados todos os dias no Maps, que ajudam a disponibilizar informações precisas e atualizadas sobre locais como os pontos de carregamento. Para ajudar a torná-las ainda mais úteis, as avaliações sobre os carregadores solicitam, a partir de agora, detalhes adicionais sobre a experiência, como que tipo de tomada de ligação que utilizou e quanto tempo esperou.
Encontre o melhor carregador enquanto estiver em viagem
Também estamos a pensar em outras formas de proporcionar informações úteis às pessoas, de uma forma rápida, sobre o carregamento de veículos elétricos. Por exemplo, se o utilizador estiver com pouca bateria na estrada ou precisar de recarregar enquanto faz algumas tarefas, poderá ver, em breve, os carregadores mais próximos no mapa do carro, apresentando informações em tempo real, como a disponibilidade de tomadas e a velocidade de carregamento. Esta atualização vai começar a ser implementada globalmente, começando, nos próximos meses, nos veículos com serviços Google integrados.
Veja sugestões de postos de carregamento, previsão de consumo de energia e muito mais ao planear uma viagem
Além de mostrar rapidamente onde estão os carregadores, queremos ajudá-lo a fazer viagens mais complexas de uma forma mais simples. No ano passado anunciámos que o Maps sugere os melhores locais de carregamento para os veículos com Google integrado. Esta capacidade está a expandir-se para viagens com múltiplas paragens. Portanto, se o utilizador estiver a planear uma viagem de verão com várias paragens em vários parques nacionais, o Maps irá sugerir os melhores postos de carregamento ao longo do caminho, com base no nível de carga da bateria. Esta funcionalidade vai estar disponível globalmente nos próximos meses para veículos com serviços Google integrados.
E se está a planear encontrar um local para dormir, nós também ajudamos. Porque a última coisa que o utilizador quererá fazer depois de um longo dia a conduzir é andar à procura de um posto de carregamento. Com o nosso novo filtro EV em google.com/travel pode encontrar hotéis com carregamento de veículos eléctricos.
Independentemente de estar a planear uma viagem de verão ou a procurar urgentemente um posto de carregamento, o Maps e a Pesquisa podem ajudá-lo a encontrar as informações necessárias.
Publicado por Andrew Foster, Director, Google Maps
Quando se trata de viagens e deslocações queremos que as pessoas tenham as informações certas para poderem fazer escolhas mais sustentáveis. Com funcionalidades novas e alargadas no Maps e na Pesquisa, o utilizador poderá encontrar rotas mais convenientes de transporte público e a pé, ver alternativas a viagens aéreas e entender melhor as estimativas das emissões dos voos.
Encontre alternativas de viagem com menos emissões de carbono
No Maps, estamos a testar uma funcionalidade piloto que mostra sugestões das rotas de transporte público ou a pé junto às direcções de condução caso os tempos de viagem sejam comparáveis e práticos. Nas próximas semanas, vamos lançar este piloto em mais de quinze cidades do mundo, incluindo Amesterdão, Barcelona, Londres, Montreal, Paris, Roma e Sydney.
Também estamos a expandir uma funcionalidade na Pesquisa que ajuda o utilizador a encontrar informação sobre rotas de comboios de longo curso e também estamos a adicionar informação para os autocarros. Se pesquisar algo como “comboio de Boston para Filadélfia”, vai poder ver rapidamente os horários e os preços dos bilhetes diretamente na página de resultados, juntamente com as hiperligações para concluir a reserva. Esta funcionalidade está agora disponível para os comboios em 38 países[1] e rotas de autocarros de longo curso em 15 países[2].
Para alguns destinos, pode não ser óbvio quando os comboios são uma boa alternativa ao avião. É por isso que, no ano passado, começámos a disponibilizar sugestões de rotas de comboio quando o utilizador procura voos na Pesquisa. Nos próximos meses, irá também começar a ver sugestões de rotas de comboio quando utilizar o Google Flights e, por isso, será fácil encontrar a opção mais sustentável, independentemente de onde iniciar a sua pesquisa.
Compreender melhor as emissões dos voos
Às vezes, voar é realmente a única maneira prática de ir do ponto A ao ponto B, mas o impacto ambiental da viagem pode variar bastante dependendo do voo que escolher. Com o Google Flights, já é possível saber as emissões estimadas para quase todos os voos nos resultados da pesquisa e filtrar em função das opções de emissões mais baixas.
Estas estimativas são alimentadas pela Travel Impact Model (TIM), uma metodologia que publicámos em 2022 para prever as emissões de voo por passageiro. Para tornar estas informações ainda mais acessíveis, as estimativas da TIM também estão agora disponíveis através da API para programadores que permite que qualquer aplicação ou website exiba as emissões dos voos, bem como complemento do Google Sheets e na forma de calculadora no website da TIM.
Embora ainda haja um longo caminho pela frente no que diz respeito a viagens mais ecológicas, as atualizações de hoje darão a mais pessoas as informações de que necessitam para fazerem escolhas mais sustentáveis.
Publicado por James Byers, Group Product Manager, Search
Notas:
[1] A informação dos comboios na Pesquisa estão disponíveis para viagens nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bangladesh, Bielorrússia, Bélgica, Canadá, Croácia, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Cazaquistão, Luxemburgo, Malásia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos.
[2] As informações dos autocarros na Pesquisa estão disponíveis para viagens nos seguintes países: Brasil, Canadá, Chile, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, México, Polónia, Espanha, Suécia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos
As campanhas Demand Gen foram lançadas em 2023 para ajudar os anunciantes a criar e converter a uma nova procura, com uma narrativa visual nos pontos de contato mais imersivos e com foco no entretenimento da Google: YouTube, YouTube Shorts, Discover e Gmail. Agora, a Google está a capacitar as marcas e as agências com mais ferramentas para poderem contar uma estória atrativa e envolvente num cenário digital não linear e de ritmo acelerado.
A partir de hoje, as ferramentas de imagens generativas nas campanhas Demand Gen serão disponibilizadas aos anunciantes de todo o mundo, na versão em inglês, e em mais idiomas mais para o fim do ano. Alimentada com a tecnologia de IA da Google, estas ferramentas criam recursos de imagem impressionantes e de alta qualidade em apenas algumas etapas recorrendo a prompts do próprio utilizador. E, caso tenha já imagens de grande qualidade, poderá gerar opções semelhantes através do novo recurso "Gerar mais conteúdo como este".
Multiplique o seu impacto criativo em poucos segundos
Com as ferramentas de imagens generativas, agora é possível testar novos conceitos de criatividade com mais eficiência - seja experimentar novos tipos de imagens ou simplesmente criá-las do zero. O seu conhecimento e experiência são cruciais para ajudar a IA da Google a gerar imagens adaptadas às necessidades da sua empresa ou do seu cliente.
Por exemplo, se o utilizador tem uma marca outdoor e lifestyle que vende equipamentos para acampar, use Prompts (comandos) como "tendas de cores vibrantes iluminadas sob a Aurora Boreal" para criar imagens que atraiam as pessoas que estão a comprar viagens para acampar na Islândia.
Claro, que terá total controlo para decidir quais imagens sugeridas serão adicionadas às suas campanhas. A Google tem o compromisso de respeitar os nossos princípios para o desenvolvimento da tecnologia de IA generativa de uma forma responsável em termos de justiça, privacidade e segurança. Para além de garantir que o conteúdo de publicidade está de acordo com as nossas políticas do Google Ads, também aplicamos medidas técnicas adicionais para garantir que as ferramentas de imagens generativas no Google Ads produzem conteúdo novo e exclusivo. A IA da Google nunca cria duas imagens idênticas. Todas as imagens geradas pelo Google Ads incluem mecanismos que permitem a devida identificação das mesmas como geradas, tais como uma marcação de padrão aberto que aparece em ferramentas como a Pesquisa de Imagens do Google e o SynthID, uma ferramenta de marca d'água digital imperceptível que não permite manipulações na imagem, como capturas de ecrã, filtros e compactação. Saiba mais sobre elegibilidade e princípios de segurança para imagens geradas no Google Ads na nossa página de suporte.
Mais recursos para o ajudar a flexibilizar a narrativa da criatividade no YouTube e na Google
Para manter o público-alvo envolvido e entregar resultados, os anunciantes precisam de diversificar a estratégia de criação com anúncios multiformato. Na verdade, os anunciantes que apresentam anúncios gráficos e de vídeo com campanhas Demand Gen observam um aumento de 6% nas conversões por dólar em comparação com os que só apresentam anúncios gráficos.[1]
Eis mais dicas para o ajudar a desenvolver os recursos certos para as campanhas Demand Gen:
Para saber mais sobre como produzir os criativos certos para as campanhas Demand Gen, consulte o nosso mais recente Guia de excelência para critividades. Para orientações mais gerais sobre públicos-alvo, lances e configuração de campanha, aceda ao nosso guia de práticas recomendadas.
E não se esqueça de acompanhar o Google Marketing Live 2024 para ficar a conhecer as últimas atualizações sobre produtos. Inscreva-se agora para a transmissão ao vivo virtual no próximo 21 de maio de 2024, às 17h, e saiba como pode usar a IA da Google a favor da sua empresa.
Publicado por Michael Levinson, Vice President and General Manager of Social, Local and Vertical Ads
[1] Dados globais do Google, 22 de agosto a 18 de setembro de 2023.
[2] Dados globais do Google, 1º de novembro a 31 de dezembro de 2023.