Como usar o Google Maps, Google Earth e Street View

Última modificação: 17 de dezembro de 2015

Agradecemos por você considerar o uso do Google Maps, Google Earth e Street View no seu projeto. Estas diretrizes são para uso não comercial, exceto nos casos de uso limitados descritos abaixo. Se você deseja usar o Google Maps, Google Earth ou Street View para outros fins comerciais, entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente do Google Cloud. "Fins comerciais" significa "uso para fins de venda ou geração de receita".

Criamos esta página para esclarecer dúvidas que recebemos dos usuários ao longo dos anos sobre o uso das nossas ferramentas de mapeamento, incluindo em materiais promocionais e de marketing, filmes, programas de televisão, livros, publicações acadêmicas e muito mais.

De forma geral, desde que você siga nossos Termos de Serviço e faça a atribuição correta, não há problema em usar nossos mapas e imagens. Na verdade, adoramos ver todos os usos criativos do Google Maps, Google Earth e Street View. No entanto, sabemos que você quer mais detalhes para verificar se está usando nossos mapas e imagens corretamente.

Ao consultar as informações abaixo, sugerimos começar com as diretrizes gerais na parte superior, pois elas se aplicam a todos os projetos. Em seguida, sinta-se à vontade para clicar diretamente na seção que se aplica a você.

Veja abaixo informações sobre:

DIRETRIZES GERAIS

Noções básicas

O "Conteúdo" do Google Maps e Google Earth (conforme definido nos Termos de Serviço adicionais do Google Earth/Google Maps) inclui todos os elementos contidos nesses produtos: dados de mapas e de terrenos, imagens, fichas de empresas, tráfego, comentários e outras informações relacionadas fornecidas pelo Google, seus licenciantes e seus usuários.

Estas diretrizes abrangem o uso do Conteúdo, com uma exceção. Há algumas diretrizes específicas sobre o uso de imagens do Street View disponíveis no Google Maps e Google Earth. Leia a seção abaixo para instruções sobre como as imagens do Street View podem ou não ser usadas.

Termos de Serviço

Para ajudar você a descobrir se o uso do Conteúdo é aceitável, primeiro leia estes documentos:

O uso do Conteúdo é, em primeiro lugar, regido pelas licenças acima.

Uso aceitável

Além de qualquer licença concedida a você pelo Google, é permitido usar o Conteúdo de acordo com os princípios de "uso aceitável". Uso aceitável é um conceito das leis de direitos de autorais nos EUA que, em geral, permite que você use um trabalho protegido por direitos autorais de algumas maneiras sem a obtenção de uma licença do detentor dos diretos autorais.

Embora geralmente sejam mais limitados, existem conceitos similares nas leis de direitos autorais de outros países, incluindo o conceito conhecido como "negociação justa" em uma série de países. O Google não pode dizer se o uso do Conteúdo dos nossos produtos seria aceitável ou se seria considerado uma negociação justa. Essas análises jurídicas dependem de todos os fatos específicos do seu uso proposto. Sugerimos que você entre em contato com um advogado se tiver dúvidas a respeito do uso aceitável de trabalhos protegidos por direitos autorais.

Permissão por escrito

Devido a limitação de recursos e alta demanda, não é possível assinar nenhuma carta ou contrato que especifique que seu projeto ou uso tem nossa permissão explícita. Desde que você siga as orientações nesta página e faça a atribuição correta do Conteúdo, sinta-se à vontade para continuar com seu projeto.

Atribuição

Todos os usos do Conteúdo precisam incluir a atribuição ao Google e aos nossos fornecedores de dados. Exigimos uma atribuição clara e visível quando o Conteúdo é exibido. Não é permitido mover a atribuição aos créditos finais ou fazê-la desaparecer após alguns segundos.

Se você incorporar um mapa clássico, um panorama do Street View ou um mapa do My Maps, usar uma das nossas APIs na Web ou em um aplicativo ou exportar um vídeo ou um JPEG do Google Earth Pro, a atribuição necessária já estará incorporada ao mapa e nenhum crédito adicional precisará ser incluído. Saiba mais sobre como incluir corretamente os créditos e identificar fornecedores na página de diretrizes de atribuição

Se você não deseja cumprir nossos requisitos de atribuição, entre em contato diretamente com nossos fornecedores de dados para informações sobre como adquirir os direitos sobre o Conteúdo. Os dados de contato dos fornecedores estão listados nos websites deles.

Como personalizar seu mapa

Você pode incluir anotações nos nossos mapas com informações adicionais, como pontos, linhas ou rótulos. Na verdade, muitas das nossas ferramentas têm recursos incorporados que facilitam isso. Por exemplo, no Google My Maps, você pode desenhar linhas e formas em um mapa do Google. Também oferecemos uma API de mapas estilizados com a qual você pode editar as cores de componentes individuais do mapa e alternar a visibilidade para cada componente (por exemplo, alterar a cor da água para roxo e tornar as estradas invisíveis). Se nenhum desses recursos atender às suas necessidades, salve uma imagem do Google Earth e use o Photoshop para adicionar rótulos de texto personalizados.

Embora incentivemos a inclusão de anotações, não altere significativamente a aparência que o Google Maps, Google Earth ou Street View teria on-line. Por exemplo, não é permitido fazer alterações nas cores da interface do produto nem alterar a forma com que nossas imagens aparecem (como adicionar nuvens ou outros elementos naturais, desfoque etc.).

Uso em materiais impressos

O Google Maps e o Google Earth têm o recurso de impressão incorporado. Você pode imprimir Conteúdo para uso não comercial e ampliá-lo (por exemplo, um mapa com rotas). Em todos os usos em que você distribuir materiais impressos que incluem o Conteúdo, primeiro leia as diretrizes gerais acima, especificamente sobre o uso aceitável e a atribuição.

Uso proposto O uso é permitido? Informações adicionais
Livros Sim É permitido usar algumas imagens, desde que você não distribua mais que cinco mil cópias ou use o Conteúdo em guias.
Periódicos Sim Isso inclui jornais, revistas e publicações.
Relatórios e apresentações Sim Isso inclui pesquisas, relatórios internos, apresentações, propostas e outros documentos profissionais relacionados.
Guias Não Não é permitido usar o Conteúdo como parte principal de materiais de navegação impressos (por exemplo, livros de turismo).
Bens de consumo Não Isso inclui produtos de varejo ou a embalagem de produtos de varejo (por exemplo, camisetas, toalhas de praia, cortinas de chuveiro, canecas, pôsteres, artigos de papelaria etc.).
Publicidade impressa Não Consulte a seção de publicidade para mais orientações sobre uso em mídias digitais e na TV.

Não podemos fornecer capturas de tela do Google Maps em alta resolução ou em vetores. No entanto, você pode usar o Google Earth Pro para salvar e imprimir JPEGs de imagens de satélite em alta resolução. As imagens do Google Earth Pro podem ser exportadas em até 4.800 pixels de largura. Adquira hoje mesmo uma chave do Google Earth Pro.

Uso na televisão e em filmes

Se você deseja usar o Conteúdo na televisão ou em um filme (por exemplo, em um noticiário ou documentário), primeiro leia as diretrizes gerais na parte superior desta página, especialmente com relação à atribuição.

Para usar o Conteúdo de forma substancial na televisão ou em um filme, você precisa aceitar os termos da nossa licença de transmissão gratuita. Envie-nos suas informações (seja para se inscrever pela primeira vez ou renovar um contrato), e nós enviaremos um e-mail para confirmar se você está qualificado e fornecer detalhes sobre as próximas etapas. O contrato de licença de transmissão é destinado apenas para uso na televisão e em filmes. Ele não é necessário para projetos de vídeo com distribuição exclusiva on-line (por exemplo, no YouTube).

Se seu projeto inclui uma cena pequena em que uma das nossas ferramentas de mapeamento é mencionada (por exemplo, se um ator usa o Google Maps no celular ou um entrevistado mostra como ele usou o Conteúdo na pesquisa), você não precisa de uma licença de transmissão. Para esses casos, nenhuma atribuição adicional é necessária na tela. Você pode simplesmente filmar o produto ou a pessoa usando o produto, desde que não altere de forma alguma a interface dele.

Uso na Web e em aplicativos

Se você deseja usar nosso Conteúdo em um projeto ou aplicativo com base na Web, primeiro leia as diretrizes gerais na parte superior da página, especialmente com relação à atribuição.

Mapas incorporáveis

Temos várias APIs disponíveis para ajudar você a criar e incorporar mapas personalizados, incluindo do Street View, no seu website ou aplicativo. Ao usar essas APIs, determinadas restrições podem se aplicar. Se você simplesmente precisa incorporar um mapa clássico do Google ou um panorama do Street View ao seu website, saiba como fazer isso facilmente aqui.

Imagens do Google Earth

Sabemos que as imagens no Google Earth, tanto as atuais quanto as históricas, podem fornecer contexto visual útil para websites de notícias, blogs e outros sites educacionais. Além disso, geralmente, esses sites querem usar o conteúdo encontrado no Google Earth como imagens estáticas, tanto no estado em que se encontra quanto com rótulos e recursos adicionais em anotações. Você pode usar algumas dessas imagens em um artigo de notícias ou blog. Apenas lembre-se de seguir nossas regras de atribuição. Com o Google Earth Pro, você pode exportar JPEGs em alta resolução, o que é especialmente útil para esses projetos.

Vídeo on-line

Se você está usando um tour do Google Earth no seu filme e fazendo upload dele para o YouTube, não há problema. Se você planeja distribuir seu vídeo somente on-line, nenhuma permissão explícita é necessária para seu projeto. As mesmas regras de atribuição se aplicam.

Uso em publicidade

Mídia digital

Se você deseja usar nosso Conteúdo em uma publicidade digital, primeiro leia as diretrizes gerais na parte superior desta página, especialmente com relação à atribuição.

Todo uso do Google Maps e do Google Earth em publicidade digital precisa refletir a aparência que os produtos e as imagens teriam on-line sem alterações significativas. Consulte a seção "Como personalizar seu mapa" para detalhes.

As imagens do Street View só podem ser usadas em publicidade em que (1) as imagens vêm diretamente da API do Google Maps ou (2) as imagens são incorporadas ou vinculadas ao seu website usando o HTML e URL fornecidos no Google Maps.

Comerciais de televisão

Se você deseja usar nosso Conteúdo em um comercial de televisão, preencha este formulário. Não é permitido usar imagens do Street View em comerciais de televisão.

Materiais impressos

Não é permitido usar imagens do Google Maps, Google Earth ou Street View em publicidade impressa.

Como usar as imagens do Street View

Se você deseja usar imagens do Street View no seu projeto, primeiro leia as diretrizes gerais na parte superior desta página, especialmente com relação à atribuição.

As imagens do Street View poderão ser incorporadas ao seu projeto se:

Essas soluções garantem que, se o Google editar ou remover imagens em resposta a solicitações de usuários, essas mudanças sejam refletidas no seu projeto também.

Se você tiver uma solicitação acadêmica e não comercial de imagens do Street View que não se qualifique segundo essas diretrizes, entre em contato em streetview-academic@google.com com os detalhes do seu projeto para solicitar permissão.

Uso de marcas registradas

Nossas marcas registradas são recursos valiosos para nós, e queremos ter certeza de que nossos usuários e parceiros as utilizem corretamente. Essas marcas registradas incluem as marcas nominativas e os logotipos do Google Earth e do Google Maps, o marcador vermelho do Google Maps, a marca nominativa e o ícone do Street View e a marca nominativa e o logotipo do Pegman.

logotipo de visualização de mapas
logotipo de visualização de mapas
logotipo do Google Earth
ícone do marcador vermelho de mapas
logotipo de visualização de mapas

Como usar

Você pode usar nossas marcas registradas para se referir corretamente aos nossos produtos ou serviços, contanto que essas referências sejam apropriadas e consistentes com nossas diretrizes de marcas registradas. É permitido usar apenas versões aprovadas das nossas marcas. Siga todas as diretrizes de uso gerais de marcas registradas, os Termos de Serviço das APIs do Google Maps/Google Earth e as diretrizes de uso do selo do programa Street View Trusted. As diretrizes de uso de marcas registradas se aplicam até a marcas que antes eram (mas deixaram de ser) usadas com relação aos nossos produtos.

Como não usar

Não é permitido usar, incorporar ou combinar nossas marcas registradas em nomes de marcas, nomes de produtos, nomes de empresas, nomes comerciais ou slogans de terceiros.

Não é permitido usar nossas marcas de forma a sugerir que o Google endossa sua empresa ou que você é afiliado do Google ou dos produtos de localização geográfica. Por exemplo, não é permitido usar nossas marcas:

Não modifique ou copie nossas marcas.

Agradecemos mais uma vez por usar o Google Maps, Google Earth e Street View.