Recursos para desenvolvedores e editores

Informações e recursos para ajudar você a desenvolver produtos e aplicativos acessíveis.

Desenvolvimento para acessibilidade

O Google incentiva os desenvolvedores e os editores a criar e desenvolver produtos e aplicativos tendo a acessibilidade em mente.

Um bilhão de pessoas com deficiência

A criação de aplicativos acessíveis não só garante igualdade de acesso a cerca de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo, mas também beneficia pessoas sem deficiência, possibilitando a personalização de experiências.

Android
Chrome
Closed captioning do YouTube

Recursos de acessibilidade nativos

O Android tem uma camada de acessibilidade que ajuda usuários cegos e com baixa visão a navegar com mais facilidade em dispositivos Android. Esses serviços oferecem recursos como conversão de texto em voz, retorno tátil e navegação por trackball/pad direcional, que aprimoram a experiência do usuário.

Recursos de acessibilidade para desenvolvedores Android

Os desenvolvedores Android podem aprender a projetar e realizar testes para fins de acessibilidade usando os recursos abaixo. As ferramentas de testes de acessibilidade podem ajudar você a descobrir erros comuns, como ausência de descrições de conteúdo, contraste insuficiente e ícones de toque muito pequenos.

Tecnologia assistiva de suporte

O Google Chrome oferece suporte à tecnologia assistiva (página em inglês), incluindo vários leitores de tela e lupas.

ChromeVox

O Google desenvolveu o leitor de tela ChromeVox para Chrome OS. Os desenvolvedores podem usá-lo como uma extensão para o Google Chrome. Essa extensão possibilita que os desenvolvedores testem seus apps da Web com um leitor de tela no navegador para que possam usar os produtos como um usuário cego usaria e aprimorar os testes de acessibilidade.

Extensões do Google Chrome

As extensões do Google Chrome são outra forma de tornar o navegador mais acessível para qualquer usuário, sem a necessidade de instalar software externo. Existem ótimas extensões de acessibilidade que permitem aos usuários (incluindo aqueles com deficiência) personalizar as próprias experiências. Saiba como criar extensões acessíveis (página em inglês).

Recursos de acessibilidade para desenvolvedores do Google Chrome

Opções de closed captions

Existem inúmeras maneiras para garantir que seu vídeo tenha closed captions. Faça o upload de um arquivo de closed captions para adicionar suas closed captions. Você pode criar um novo arquivo a partir do zero, solicitar as closed captions de um profissional ou configurar o YouTube para sincronizar sua transcrição automaticamente. O YouTube também gera transcrições automáticas de vídeos enviados em um dos 10 idiomas compatíveis que podem ser editadas para que sejam mais precisas. O Google trabalhou com o DCMP (programa de mídia descrita e em closed captions) para criar uma lista de fornecedores qualificados para o YouTube para referência. Veja mais informações na nossa postagem do blog sobre o estado geral das closed captions do YouTube.

YouTube Data API

Para os desenvolvedores, a YouTube Data API facilita a interação e o upload de closed captions. Confira o projeto de código aberto YouTube Caption Uploader , que é um exemplo funcional de como usar a API para interagir com closed captions no YouTube. Ele pode ser usado por qualquer pessoa para fazer upload de várias faixas de closed captions para os vídeos de um canal.

Voltar ao início