Nossa meta mais ambiciosa até agora

Em 2020, pelo quarto ano consecutivo, o Google compensou 100% do próprio consumo anual de eletricidade com compras de energia renovável. Em outras palavras, disponibilizamos quase 6 gigawatts de energia renovável nova on-line. Essa conquista envolve a compra de um excedente desse tipo de energia limpa em regiões onde as fontes solares e eólicas são abundantes, como o Meio-Oeste dos Estados Unidos. Dessa forma, lidamos com a falta de energia renovável em outros lugares, como Taiwan. Da mesma forma, em alguns casos, compramos mais energia solar durante o dia para compensar nosso uso de energia baseada em carbono à noite. A aquisição em grande escala de fontes renováveis tem se mostrado eficaz para reduzir o preço da energia limpa. Isso incentiva muitas empresas a adotar metas na redução do consumo de carbono e ajuda a impulsionar projetos de energia renovável em todo o mundo. Contudo, ainda há lugares e horários em que nossas operações dependem de combustíveis fósseis.

É por isso que estamos dando o próximo passo para operar com energia livre de carbono 24 horas por dia. Queremos garantir que nossa demanda de eletricidade seja atendida com energia limpa todas as horas do dia, em todos os lugares.

Alcançar esse objetivo não será fácil, mas a mudança climática exige ações urgentes. Ao adotar essa iniciativa nos nossos data centers e escritórios, nosso objetivo é provar que uma economia livre de carbono é possível para todos nós.

No entanto, não podemos fazer isso sem ajuda. Por isso, em setembro de 2021, o Google fechou uma parceria com a Sustainable Energy for All e com as Nações Unidas para lançar o novo 24/7 Carbon-Free Energy Compact, um conjunto de princípios e ações que as partes interessadas de todo o ecossistema de energia podem usar para adotar, possibilitar e gerar melhorias no uso de energia livre de carbono 24 horas. Assim, todos os sistemas elétricos poderão um dia funcionar exclusivamente com energia limpa. O acordo já tem apoio cada vez maior das partes interessadas, incluindo compradores e fornecedores de energia, governos, operadores de sistemas, provedores de soluções, investidores e outras organizações que têm a missão de transformar as redes de eletricidade em todo o mundo para eliminar o uso de carbono.

SAIBA MAIS SOBRE COMO PLANEJAMOS ALCANÇAR O USO DE ENERGIA LIMPA 24 HORAS POR DIA
  • Ilha no Oceano Pacífico via Google Earth

    Relatório ambiental do Google

    Para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e suprir a demanda por eficiência de recursos, trabalhamos para que todos, empresas, governos, organizações sem fins lucrativos, comunidades e indivíduos, possam usar a tecnologia do Google para criar um mundo mais sustentável. Este relatório é uma chance de refletirmos sobre o que já conquistamos, as lições que aprendemos no caminho e as oportunidades e desafios futuros.

  • Sundar Pichai, CEO do Google

    A Internet funciona 24 horas por dia, a energia livre de carbono também deveria

    A sustentabilidade é um valor essencial para nós desde que o Google foi fundado, há duas décadas. Em 2007, fomos a primeira grande empresa a se tornar neutra em carbono. Em 2017, também fomos a primeira grande empresa a suprir nossa utilização de energia com 100% de energia renovável. Operamos a nuvem global mais limpa do setor e somos a maior compradora de energia renovável do mundo. Em nossa terceira década de ações climáticas, trabalharemos ainda mais para criar um futuro livre de carbono para todos.